Como aproveitar o melhor das vacas ½ sangue Caracu no clima quente?

Produtor de Rondônia pergunta que raça usar no cruzamento com matrizes Caracu x Nelore para produzir bois bons para o abate

Tenho matrizes meio-sangue Caracu x Nelore. Você acha interessante eu cruzar com que raça para aproveitar as fêmeas e fazer bons machos para o abate?”, questionou o criador Gilberto de Souza, do município Ministro Andreazza, em Rondônia, em dúvida enviada ao quadro “Zadra Responde” desta quarta, 25.

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, fez suas recomendações e, de acordo com o especialista, é essencial que, para se desenvolver bem em uma recria a pasto no clima quente como o de Rondônia, o boi deve ter prevalência de características tropicais.

“Gilberto, precisamos lembrar o seguinte: todo animal produzido aí em Rondônia, para que seja recriado a pasto, tem que ser pelo menos meio-sangue tropical. Quando a gente diz tropical, é um animal que soma as raças adaptadas como Caracu e Senepol, e mais os zebuínos. Somando estes dois grupos, você tem que ter, pelo menos, 50% destes grupamentos tropicais. Sendo assim, a sua matriz […] é 100% tropical. Então você já está garantindo, quando você cruza com outra raça, que as filhas ou filhos serão meio-sangue tropical”, introduziu.

“O ideal para você usar sobre esta matriz totalmente tropical sua é uma raça britânica porque esta meio-sangue Caracu x Nelore sua é uma boa matriz de grande porte. Portanto você deve utilizar uma raça britânica europeia, no caso o Angus é excelente, o Hereford também. Você fará desta forma um animal meio-sangue tropical, meio-sangue europeu, que é o limite máximo que a gente admite para se criar a pasto, recriar a pasto, engordar a pasto e ter uma matriz na sua região aí”, acrescentou.

+ Cruzar touro Caracu com vaca Nelore vale a pena?

O zootecnista completou a resposta dizendo que as fêmeas desta cruza de gado britânico com as meio-sangue Caracu x Nelore também serão indicadas para usar na reprodução. “Você fará uma meio-sangue, matrizes muito boas que poderão emprenhar cedo, tendo muita habilidade materna e pelo zero, como eu costumo dizer. E os machos serão espetaculares para ganho de peso, tanto para ser recriado a pasto como se você der ração”, recomendou. “Então para esta meio-sangue Caracu x Nelore, a opção é Angus ou Hereford”, finalizou.

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa: