Como combater o “caruru gigante” na sua lavoura?

“Caruru gigante” é uma planta invasora muito agressiva, de rápido crescimento, tolerante ao herbicida glifosato e que tem se alastrado no Mato Grosso, principalmente na região de Lucas do Rio Verde, região central do Estado.

Nesta quinta-feira, 14, o Giro do Boi levou ao ar um novo episódio da série sobre a importância dos sistemas integrados. Dessa vez, a entrevistada foi a pesquisadora da Embrapa Agrossilvipastoril, localizada em Sinop, MT, Fernanda Ikeda. A especialista explicou as causas, consequências e soluções para o combate de uma planta daninha que tem causado grandes prejuízos aos produtores de soja, milho e algodão, muitos deles que optaram em fazer a integração lavoura e pecuária. É o “caruru gigante”. Trata-se de uma invasora muito agressiva, de rápido crescimento, tolerante ao herbicida glifosato e que tem se alastrado no Mato Grosso, principalmente na região de Lucas do Rio Verde, região central do Estado.

Ikeda acrescentou que a prática da rotação de culturas é sempre recomendada pelos técnicos, mas muitas vezes não praticada pelos produtores. “Recomendamos a rotação para o controle de doenças, pragas e de plantas daninhas como o próprio caruru gigante”, disse.

Confira, abaixo, a entrevista completa da pesquisadora Fernanda Ikeda: