Como corrigir solo pobre em fósforo e matéria orgânica e que capim plantar?

Agrônomo respondeu dúvida de telespectador de SP quer quer decidir que capim plantar a partir dos resultados da análise de solo que ele fez recentemente

Nesta segunda, dia 1º, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, ajudou um pecuarista do interior de São Paulo a interpretar a análise e como corrigir solo pobre em fósforo e matéria orgânica. A resposta foi oferecida no quadro Giro do Boi Responde.

O telespectador Marcelo da Costa, de Riversul, região de Sorocaba, em São Paulo, tem uma pequena área onde quer implementar o pastejo rotacionado. Por isso ele compartilhou sua análise de solo e quer indicação do como corrigir solo pobre e prepará-lo para a gramínea a ser escolhida. Segundo o produtor, a intenção é cultivar MG12 Paredão.

+ Aprenda a fazer rotação de pasto na sua fazenda

A princípio, o consultor disse que a escolha da gramínea depende de fatores que vão além da análise de solo. “É muito importante que a gente avalie o que você tem na sua propriedade em relação a outras gramíneas. A gente também avalia a topografia do seu terreno, o clima da região… Então é mais complexo do que a gente somente olhar uma análise de solo”, ponderou.

INTERPRETANDO O LAUDO

Conforme informou o especialista, a análise não indica a necessidade de aplicação de calcário, já que “o pH dela está razoável e a saturação está boa”. Contudo, “ela está pobre em fósforo e pobre em matéria orgânica”, advertiu.

Nesse sentido, o agrônomo revelou como corrigir solo pobre e equilibrá-lo. “Tem um fertilizante que é vendido no estado de São Paulo, porém ele é produzido em Minas, e ele vem com matéria orgânica. Ele vai ajudar bastante você. É um organomineral”, contou.

Além disso, Pires destacou que a há um produto desta linha ainda mais específico para a formação de pastagem. “Vai elevar o nível de matéria orgânica do seu solo e vai te dar uma boa formação. Inclusive você pode repassar a análise que a empresa vai fazer o cálculo certinho da dosagem para você. […] Nesse produto você tem duas fontes de fósforo. Ou seja, você vai resolver o problema de fósforo e de matéria orgânica”, acrescentou.

+ Já fiz análise de solo. Como e quando devo fazer a adubação da minha pastagem?

MAS E O CAPIM?

Por último, Pires falou sobre a escolha da forrageira. “Você comentou que quer usar MG12 Paredão. Excelente, muito bom! Eu partiria para um MG12 Paredão ou, se for o caso de usar braquiária, eu partiria para uma braquiária híbrida”, sugeriu.

+ A rebrota do MG12 Paredão está demorando. Qual pode ser o problema?

Conforme alertou Pires, uma das preocupações do produtor deve ser a incidência de geadas, o que deve levar à busca por capins que sejam mais tolerantes. “Então a gente tem dois materiais muito bons entrando no mercado, que são o Camelo e o Cayman, que têm uma boa tolerância à geada. Logo, eu recomendaria ou esses dois ou o nosso Paredão”, concluiu.

+ Já fiz a análise de solo e os níveis de fósforo e matéria orgânica estão baixos. E agora?

ENVIE A SUA DÚVIDA

Se você tiver dúvidas a respeito de como corrigir solo pobre, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa do especialista ao telespectador do interior de São Paulo está disponível no vídeo a seguir: