Como dar feedback para os funcionários da minha fazenda?

“É o momento de conversar com seu colaborador e de ele verificar que pode contar contigo, que você está ali para ajudá-lo, e não apenas para criticá-lo”, explicou consultora

Feedback nada mais é do que o retorno que você dá para o colaborador, exatamente como você está enxergando o trabalho dele”, introduziu o assunto do quadro  Gestão de Pessoas na Fazenda desta sexta, 11, a pedagoga, jornalista e consultora em gestão de pessoas e desenvolvimento humano em empresas rurais na Destrave Desenvolvimento, Jacqueline Lubaski.

“Alguns verificam como crítica, outros como elogio. Independente disso, o feedback é bem vindo das duas formas, tanto o positivo quanto aquele que indica o que tem a melhorar, o que é construtivo. Eu nunca falo negativo. Vocês também não usem essa palavra na fazenda”, aconselhou.

Segundo Lubaski, o momento do feedback pode representar um fortalecimento das relações entre as partes envolvidas. “É o momento de você conversar com seu colaborador e ele verificar que pode contar contigo, porque você está ali para ajudá-lo, e não apenas para criticá-lo”, valorizou.

De acordo com a especialista, a comunicação deve ser feita de forma assertiva, seguindo critério claros de avaliação, para que quem esteja recebendo este retorno de desempenho entenda que o que se diz naquele instante diz respeito ao lado profissional, e não pessoal.

+ Para ter equipe comprometida, pecuarista deve fazer avaliação sistemática dos funcionários

Para Lubaski, mesmo quando o funcionário tem um bom desempenho das tarefas, mas, por exemplo, se atrasa com frequência, é importante pontuar isto no feedback para que a equipe como um todo entenda que o processo é justo.

“Tente entender primeiro o que está acontecendo com aquele colaborador. Às vezes ele está com um problema na família, é um problema em casa, um problema de saúde. Ele pode estar passando por um processo e você não sabe que está acontecendo. Às vezes é mais uma forma de você conhecer um pouco seu colaborador. É o seu momento e dele”, indicou.

+ Cuidar das famílias dos funcionários melhora o resultado da sua fazenda; veja dicas

“Da mesma forma, às vezes o colaborador é uma excelente pessoa em relação a comportamento, lida bem com as pessoas, mas às vezes ele precisa buscar um pouco mais de capacitação em relação ao trabalho. Diga isso para ele também”, exemplificou.

+ Como criar um plano de cargo e carreira para os funcionários da fazenda?

Veja as dicas completas da especialista sobre feedback no vídeo a seguir: