Como devo cruzar o Angus na minha fazenda? Zadra responde!

Uso da raça britânica com o Nelore melhora tanto o plantel de fêmeas como o potencial dos machos destinados ao abate; entenda os detalhes

Na edição desta quinta, 06, do quadro Zadra Responde, o zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, falou sobre o segredo do sucesso do cruzamento industrial entre o Angus e o Nelore.

As considerações foram direcionadas para Volneimar Lacerda, de Gurinhatã-MG, que perguntou: “Zadra, qual o segredo do Angus no cruzamento?”.

“O Angus tem predicados interessantíssimos. É uma raça britânica, inglesa, muito precoce. Foi criada para produzir carne de qualidade e uma fêmea que desmamasse um bezerro todo ano. É muito fértil, tem ótima habilidade materna, portanto o segredo do Angus é a precocidade sexual da fêmea e a precocidade no ganho de peso e terminação nos machos quando cruzados com Nelore”, resumiu o especialista.

Touro Braford dá certo em vaca F1?

“O macho F1 Angus x Nelore será abatido sempre muito pesado com acabamento e a fêmea F1 Angus você pode emprenhar muito cedo, aos 14 meses. Aos 30 meses de idade (desta fêmea), você desmamará um bezerro com oito arrobas com ela pesando 16 arrobas, ou seja, você produzirá aos 30 meses de idade com esta fêmea de 16 arrobas mais 8 arrobas do bezerro, 24 arrobas de carne ao todo, o que vai fazer com que o produtor tenha um produto espetacular e lucro na propriedade”, projetou o zootecnista.

Veja a resposta completa pelo vídeo abaixo:

 

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].