Como fazer o manejo e a limpeza de pastagem de Humidícola?

Como a forrageira é de ciclo curto, pecuarista deve intensificar os tratos; veja ainda como controlar as plantas daninhas murici e capim rabo-de-burro

O ciclo curto característico das cultivares de Brachiaria humidicola altera o modo como o pecuarista faz o seu manejo. Foi o que avisou em resposta a um telespectador do Giro do Boi nesta quinta, 13, o engenheiro agrônomo, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária Wagner Pires.

O telespectador, que se identificou como Alexandre, tem propriedades na região de Cáceres, no Mato Grosso, e busca saber dicas de manejo de áreas com Humidícola e como controlar as plantas daninhas murici e capim rabo-de-burro.

Conheça o mais potente “herbicida” para pastagens

12 etapas para você se tornar um craque do manejo de pastagens

“Alexandre, você comentou que você plantou Humidícola e fez um rotacionado. Excelente! Agora você tem que acelerar para poder fazer um bom manejo porque a Humidícola é uma gramínea já de ciclo curto, rápida no seu giro. Com 21 dias, normalmente, você já dá uma volta nela. E se ela receber um pouquinho de adubo, é mais rápido ainda, 15, até 14 dias. Então você tem que acelerar bastante o seu trabalho aí”, aconselhou.

“Como você comentou que você tem murici, faça o controle. Procure um herbicida, procure o pessoal da Corteva Agriscience, peça a eles ajuda porque eles têm a linha XT para te ajudar e você dá um vigor grande na sua Humidícola”, acrescentou. O agrônomo ainda explicou alguns detalhes do combate do capim rabo-de-burro. “Em relação ao rabo-de-burro, você pode usar a atrazina, que não vai atacar a Humidícola e vai controlar o rabo-de-burro. Dá um excelente resultado. Pode trabalhar com o glifosato, que elimina, mas vai matar a Humidícola também, então você tem que fazer um trabalho de catação e ir eliminando”, completou.

O telespectador pediu ainda dicas de publicações que possam ajudá-lo no manejo das pastagens, ao passo que o consultor recomendou o livro “Pastagem Sustentável de A a Z“, de sua autoria. “Esse livro fala de tudo, inclusive de controle de plantas daninhas, manejo e tudo que você vai precisar para ter um suporte técnico na sua propriedade”, comentou.

A publicação está disponível pelo site de sua empresa de consultoria, Circuito da Pecuária.

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Aprenda a controlar infestação de carqueja nas pastagens

Veja na íntegra a resposta do agrônomo:

 

Foto: Agência de Notícias Embrapa