Como fazer rotação de pasto com gado leiteiro em capim Paredão?

Produtor do Amazonas quer dividir piquetes e perguntou sobre o número de vacas em cada lote e a lotação ideal para cada área formada com capim Paredão

“Eu tenho nove hectares de capim Paredão onde a terra foi corrigida e adubada. Agora, vou dividir em 48 piquetes de 50 x 50m. E quero dividir dois lotes de vacas leiteiras em lactação para cada 24 piquetes. Quero saber quantas vacas devo colocar em cada lote e qual a capacidade máxima nesses nove hectares. Eu moro em um distrito chamado Santo Antônio do Matupi que fica em Manicoré-AM”, escreveu um produtor ao Giro do Boi.

Nesta quarta, dia 30, o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da Alta Genetics, atendeu o telespectador. Segundo o especialista, em clima da região amazônica, com boas chuvas e luminosidade, o Paredão deve produzir até 35 toneladas por hectare de matéria seca.

DISTRIBUIÇÃO

Nessa área do piquete de Paredão proposto pelo criador, portanto, é possível acomodar 40 a 45 animais, ou uma lotação de cinco animais por hectare. Além disso, Marquez recomendou formação de lotes com 20 ou 21 vacas. Conforme analisou o especialista, os lotes devem ser divididos conforme a produtividade, priorizando fêmeas recém-paridas de alta lactação.

“E nessa divisão eu observaria a produção de leite dessas vacas. Aquela vaca que já está com 120 dias de parida e não produz muito leite, eu passo para o segundo lote. E como eu vou fazer a rotação desses lotes? As vacas que precisam comer melhor porque vão produzir mais entram primeiro no lote. Então o primeiro dia ela come a ponteira daquele capim e no segundo dia, eu entro com o lote dois comendo, abaixando o capim da forma correta de manejo. E aí eu sempre vou ter o lote um comendo o melhor possível com mais proteína, folhas melhores. E o lote dois, que não produz aquele tanto, comendo a repassada, repassando o piquete para a gente sempre manter o manejo muito melhor”, detalhou.

Marquez ressaltou, em conclusão, a importância de se conhecer a altura de manejo do capim Paredão e o potencial da região e da fazenda para a produção de matéria seca para que a forrageira sempre tenha o tempo adequado para recuperar as folhas.

ENVIE A SUA PERGUNTA

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua dúvida sobre gado de leite. Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Por fim, Assista a resposta completa pelo vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Matsuda