LEITE

Como o leite passou a integrar a dieta humana e qual sua importância nutricional?

Segundo zootecnista, introdução do ‘ouro branco’ na dieta do ser humano remonta ao período Neolítico e contribuiu para evolução da espécie

A pergunta veio do estado mato-grossense, município de Novo São Joaquim. Telespectador assíduo do Giro do Boi, Jerônimo David Dias de Campos perguntou à produção do programa a origem da introdução do leite na dieta humana e sua importância histórica.

Quem atendeu Jerônimo foi o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics.

“A gente tem que primeiro entender que o leite é uma das mais ricas substâncias produzidas pelo animal. Uma nutrição perfeita para todos nós. Rico em cálcio, fósforo, potássio, em vários minerais e muita energia. O que traz isso para nós é saúde!”, aprovou Marquez.

O zootecnista respondeu qual foi o momento da evolução do ser humano em que o ‘ouro branco’ foi introduzido em sua dieta. “E por isso a gente vai lá atrás, lá no período Neolítico (aproximadamente entre 10.000 e 3.000 a.C), em que a população parou com os movimentos nômades, ou seja, parou de se mudar a cada momento. Então ela se fixou num lugar e ali teve uma necessidade de domesticar animais. E o primeiro animal domesticado foi a vaca, depois a cabra, depois a ovelha. E ali então houve um primeiro processo de extração daquele líquido para consumo para poder vencer as batalhas, as caças, as saídas, para ele poder ter alimento”, detalhou.

Segundo Marquez, o leite tem papel importante na evolução da espécie. “Durante a evolução do mundo e do ser humano, esse produto foi responsável por salvar milhares de pessoas na parte de nutrição. Ele é um elemento rico, é uma substância rica em nutrição, rica em qualidade e ela traz isso para o ser humano. Um copo de leite faz a diferença! Ele vai trazer uma ossatura mais forte, ele vai trazer dentes mais resistentes, ele vai trazer o sistema externo do corpo mais resistente, como pele, unha, etc. Isso tudo trouxe a todos os seres humanos uma expectativa de vida um pouco maior”, sustentou.

“A partir do momento que nós conseguimos domesticar animais, principalmente a vaca, que é a maior produtora de leite, nós conseguimos oferecer esse alimento à população. E a gente sabe que a fome é um dos grandes problemas que nós vivenciamos, principalmente pelo crescimento acelerado da população mundial. Nós precisamos ter produtores, ter alimento, e o leite, com certeza, faz parte de toda essa evolução, […] criando ossos mais fortes através do cálcio oferecido e da absorção desse cálcio, criando energia no consumo das suas gorduras, das sua proteínas e dos seus açúcares. E também tem contribuição na resistência a grandes doenças, visto que o leite também pode trazer esses anticorpos. Então a importância do leite é enorme, é um produto que foi muito importante, que é muito importante e que com certeza continuará sendo muito importante para o futuro da nossa população pelo mundo inteiro”, valorizou.

+ No Dia Mundial do Leite, pecuarista ganha app que ajuda a controlar mastite

Entenda o papel da liderança nas fazendas leiteiras em tempos de crise

+ Falta de carne bovina compromete desenvolvimento das crianças, afirma doutoranda da USP

20º Webinar Giro do Boi – A importância da proteína bovina na alimentação

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Assista aqui a resposta completa

 

Foto: Marcos La Falce / Reprodução Embrapa