Como prevenir o coronavírus nas fazendas de pecuária?

Embrapa lança comunicado com informações e linguagem direcionadas ao homem do campo sobre o surto de coronavírus e como barrar sua entrada nas propriedades

“Essa doença, da mesma forma que se espalha no meio urbano, ela pode se espalhar no meio rural também, não tem diferença. E a preocupação é que no meio rural o acesso ao sistema médico é mais difícil, é mais complicado, mais tardio”, alertou nesta segunda, 11, ao Giro do Boi o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Flábio Ribeiro de Araújo, médico veterinário, mestre e doutor em imunologia.

“Às vezes você está no interior, a pessoa começa a manifestar uma dificuldade respiratória, que é uma das características da Covid-19, e a pessoa está numa localidade afastada. Daqui que ele vá para um centro de saúde que tenha um respirador, a pessoa às vezes está em estágio avançado da doença. Então a melhor alternativa é realmente prevenir a entrada da doença na propriedade”, reforçou.

O pesquisador participou do programa para divulgar um comunicado técnico lançado por um conjunto de pesquisadores da Embrapa e outras instituições justamente para direcionar informações sobre a prevenção à entrada do coronavírus nas fazendas de pecuária do Brasil.

“A preocupação era ter uma informação que chegasse ao produtor. Porque a informação que existia, até então, era direcionada ao público urbano, e pouca informação era direcionada ao campo. […] A gente tem que ter informações epidemiológicas e tem que ter a linguagem do homem do campo para evitar que a doença se espalhe no interior”, comentou.

Um dos pontos importantes, segundo Flábio, é justamente evitar se deslocar da cidade para permanecer em quarentena na fazenda sem tomar os devidos cuidados para não contaminar os colaboradores dentro da propriedade.

O comunicado traz respostas para as seguintes perguntas:

– O que causa COVID-19?

– Quais são os sintomas do COVID-19?

– É possível o trabalhador do campo se infectar pelo contato com animais?

– Como o trabalhador do campo deve agir em meio à pandemia do coronavírus?

– Quais são os cuidados que o trabalhador do campo deve ter?

– Existe tratamento ou vacina para a COVID-19?

Faça o download da publicação no link abaixo:

Dicas de prevenção de Covid-19 para pecuaristas de corte

Assista a entrevista completa de Flábio Araújo ao Giro do Boi pelo vídeo a seguir: