Como resolver o problema de “diarreia do broto” no meu gado?

Agrônomo disse que problema ocorre em capins produtivos no solo fértil, com muitas folhas, pouca matéria seca e alto teor de proteína; confira as dicas

Nesta quinta, 07, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária respondeu dúvida de um pecuarista com propriedade em Orleans, no estado de Santa Catarina.

Jaime, como se identificou o produtor, disse que seus animais estão com problema de diarreia após pastejo em piquete formado com a gramínea conhecida como Convert, hoje comercializado como Mulato II.

Segundo Pires, o problema é relativamente normal e acontece justamente porque a gramínea é muito produtiva e responde bem a um solo fértil, bem adubado, com boa quantidade de folhas e pouco talo.

Como a forrageira tem pouca matéria seca neste momento e alto teor de proteína solúvel, ocorre o problema que o agrônomo reconhece como “diarreia do broto”. “Você vai ter pouca matéria seca nesse momento, teor de proteína solúvel muito elevado, pasto verde bonito e adubado, deve ter quantidade grande de potássio aplicado, e tudo isso vai pra folha, o gado come a folha e dá diarreia, como nós chamamos, de diarreia do broto”, explicou.

Segundo Pires, embora a situação não seja grave e seja interrompida assim que começa o período seco, o pecuarista pode buscar algumas soluções para atenuar os impactos. O especialista recomendou que o produtor não use sais minerais com nitrogênio e deu mais dicas.

“Tem determinados produtos que são muito bem balanceados e eles auxiliam nessa questão ruminal, nesse desequilíbrio ruminal do gado. Fora isto, Jaime, o que você poderia oferecer seria um pouco de matéria seca para o gado na dieta dele, como um feno. O feno tem justamente matéria seca, então se você colocar um cocho próximo ao cocho de mineralização do rebanho e ofertar um pouco de feno, isto vai auxiliar o rebanho no equilíbrio e vai amenizar esta diarreia. Depois, daqui a pouquinho o capim começa a passar um pouco do ponto e começa a equilibrar esta deficiência de matéria seca e (alto teor de) proteína e aí tudo volta ao normal”, acrescentou.

“Mas fica tranquilo que você tem um capim uma pastagem de excelente qualidade e que, com certeza, saindo dessa situação e caminhando agora para o período de seca, você vai começar a ter mais matéria seca e menos proteína e que coisa vai se equilibrar”, concluiu.

12 etapas para você se tornar um craque do manejo de pastagens

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa no vídeo abaixo: