Como saber se a minha fazenda tem aptidão para o turismo rural?

Fazendas podem usar atividade agropecuária como atrativo e ter fonte extra de receitas, além de ganhar mais um incentivo para a conservação ambiental

Você saberia identificar algum potencial na sua propriedade para o agroturismo? Em entrevista para a série especial Embrapa em Ação, que foi ao ar nesta sexta-feira, 24, a pesquisadora da Embrapa Solos Bernadete Pedreira, engenheira agrônoma, mestre e doutora em engenharia agrícola, falou sobre o tema.

“O agroturismo está essencialmente ligado com a produção agropecuária, com a conservação ambiental e também com os serviços ambientais. Então é um casamento bom para a gente trabalhar”, disse a pesquisadora.

No município de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, a Embrapa também mapeou a área para fazer um diagnóstico e auxiliar os produtores locais a desenvolver projetos de agroturismo. “O nosso intuito em fazer estas pesquisas de agroturismo é ajudar a elaborar as políticas públicas e, assim, a tomada de decisão”, resumiu a pesquisadora.

Em projetos específicos, os pesquisadores levantam informações para identificar o potencial de uma região, as fragilidades para trabalho com este setor e buscam o envolvimento da comunidade local para consolidar os dados.

“Na Europa este agroturismo já é altamente consolidado. Na Itália, Portugal, Espanha, mas no Brasil nós também temos ótimos exemplos de agroturismo bem sucedidos”, disse Bernadete, citando casos de sucesso no Espírito Santo, Santa Catarina, Circuito das Frutas em São Paulo e rotas temáticas como as do cordeiro e do cacau no Nordeste.

“Nós temos muito potencial no Brasil, mas existem muitas dificuldades. Então o desafio é conseguir a infraestrutura necessária para implantar e manter um circuito de agroturismo”, acrescentou.

A pesquisadora passou uma lista de itens que o produtor pode checar para saber se sua fazenda tem vocação para o agroturismo, que pode ser uma fonte extra de receitas, além de incentivo para conservação ambiental. “A primeira coisa é ele ter uma produção agropecuária. Essa é uma premissa importante. Depois a conservação ambiental, adotar boas práticas agrícolas, boas práticas ambientais, ter associativismo com os demais produtores (da região), contar com o apoio da extensão rural das Secretarias de Agricultura, entrar nestes programas de políticas públicas que já estão instituídos, de apoio à agricultura familiar, ao próprio turismo rural, que já tem vários a nível nacional, estadual e municipal”, disse.

Mais informações sobre o assunto podem ser requisitadas à pesquisadora pelo e-mail [email protected].

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo: