Belgian Blue, a raça de boi mais musculosa do mundo

Saiba mais detalhes do gado 'halterofilista’ no quadro Raças e suas Curiosidades

A raça bovina Belgian Blue ou Belga Azul é conhecida pelos seus surpreendentes músculos que são totalmente fora do parâmetro em relação a outras raças, praticamente um ‘halterofilista. Ele foi destaque no ‘Raças e suas Curiosidades desta sexta-feira, 5.

 

O toro Belga Azul, é originário da Bélgica central e em sua primeira linhagem é possível encontrar genes do gado Shorthorn, importado da Inglaterra entre os anos de 1850 a 1890.

Bovino de Corte e Leite

O Belgian Blue é mais um animal de dupla aptidão de produção, que produz carne e leite. Em relação a outros animais como os da raça Angus e Hereford, ele possui menos cobertura de gordura, 16% a menos de marmoreio de acordo com os novos padrões da carne magra da raça.

A fim de completar a sua forma robusta, ele ainda apresenta linhas arredondadas, ombro, anca, traseira e lombo extremamente grandes. Sua pelagem tem uma coloração diferenciada entre as cores branca, azul e às vezes negra.

Seus músculos pesam muito

Belga Azul, a raça bovina halterofilista
Belga Azul, a raça bovina ‘halterofilista’

Conforme a evolução genética da raça, tudo foi melhorado e aperfeiçoado, até a própria musculatura dupla. Mesmo com tanto músculo ele não é um animal de porte grande, mas em questão de peso, pesa muito! 

Aos 12 meses de idade os machos pesam em média 470 kg e mede um metro e vinte centímetros de altura, já as vacas chegam a pesar 370 kg e um metro e quinze de altura.

Na maioridade dos 24 meses, com seus 2 dentes, os machos chegam a atingir 770 kg e as fêmeas 500 kg.

O touro musculoso no Brasil

Belgian Blue com musculatura surpreendente
Belgian Blue com musculatura surpreendente

É possível encontrar um touro Belgian Blue por toda a américa do norte e américa do sul, inclusive no brasil. Aliás, diversos criadores do Belga Azul já apostam em cruzamentos com o Nelore, com o intuito de melhorar o rendimento da carcaça e obter uma carne de qualidade premium.

Descubra mais curiosidades das raças bovinas pelo mundo no quadro ‘Raças e suas Curiosidadesno programa Giro do Boi.

 

Links relacionados:

www.belgianblueinternational.com

americanbluecattle.org

www.belgianbluegroup.com