Conheça os campeões do Circuito Nelore em Araputanga e Pontes e Lacerda-MT

Confira também as parciais do campeonato de carcaças para melhor compra de gado e os líderes dos rankings de cada categoria depois de três etapas

Já foram três etapas realizadas das 40 programadas para o Circuito Nelore de Qualidade ao longo da temporada 2020. Depois de início em uma das unidades Friboi em Campo Grande-MS nos dias 19 e 20/05, mais dois abates técnicos da ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – foram cumpridos nesta semana, começando por Pontes e Lacerda-MT entre 15 e 16/06 e depois Araputanga-MT em 17 e 18/06.

Conheça todos os vencedores da 1ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2020

E nesta sexta, 19, o zootecnista André Locateli, gerente executivo da Nelore do Brasil, revelou ao Giro do Boi os ganhadores das etapas e ainda forneceu uma parcial do campeonato. A exemplo do que ocorreu na primeira etapa em Campo Grande, a avaliação das carcaças foi mista, conforme explicou o gerente da ACNB.

“Juntamente com toda equipe da Friboi, estamos buscando alternativa para dar continuidade. Então desde a primeira etapa em Campo Grande, fizemos um modelo de avaliação mista, com avaliador da própria linha de produção lá dentro da unidade fazendo a avaliação das carcaças e, por videoconferência, de forma virtual, o nosso técnico Gustavo Callejon fazendo a avaliação das carcaças à distância, justamente dentro do compromisso que nós temos entre Nelore do Brasil, Friboi e Matsuda, nossa grande parceira, em colaborar com este momento, evitar a circulação, evitar a aglomeração de pessoas. Então encontramos esse caminho, esta forma de fazer, mantendo a segurança, mantendo a rigidez da avaliação. É bom lembrar que nós temos segurança para fazer desta forma porque dentro das unidades Friboi nós temos o Programa Nelore Natural funcionando, então como rotina já no dia a dia a equipe interna já faz esta avaliação das carcaças”, assegurou o executivo.

Veja em detalhes como funciona o programa Nelore Natural:

Premiação por qualidade leva à evolução da pecuária, diz presidente da Nelore

Programa Nelore Natural: como participar

“Foram duas ótimas etapas. Eu queria agradecer as equipes de originação destas unidades, lá em Pontes e Lacerda, capitaneada pelo nosso amigo Tidinho, e em Araputanga, capitaneada pelo Edinho. Eles fizeram um trabalho fantástico, tanto na captação de lotes participantes como também na viabilização desta tecnologia para a gente fazer neste formato. Durante a semana, nas duas etapas, foram mais de dois mil animais avaliados, tanto machos como fêmeas, com a participação de dez produtores em cada uma delas. E mostrando, mais uma vez, a qualidade da raça Nelore. É interessante a gente pontuar que devido até a época do ano, na região, a gente teve uma participação intensa de animais terminados a pasto, uma participação significativa de machos castrados principalmente em Araputanga. Então foram etapas bem interessantes, mostrando aí a precocidade da raça Nelore, animais jovens, pesados e bem terminados participando destas etapas”, aprovou Locateli.

Veja abaixo os campeões da etapa de Pontes e Lacerda-MT nas categorias carcaças de fêmeas e carcaças de machos:

“Igual carrinho de pipoca”: confira imagens do Circuito Nelore em Araputanga-MT

“Animais muito jovens, na casa de 70% dos animais, tanto machos e fêmeas, com até dois dentes, ou seja, menos de dois anos de idade, e animais muito bem terminados. O Seo Paulo, vencedor da categoria de machos, inclusive esteve acompanhando conosco virtualmente o abate, tivemos oportunidade de ficar trocando ideias ao longo do dia, ao longo do abate, então realmente foi uma experiência muito enriquecedora e estão de parabéns estes produtores”, celebrou Locateli.

Veja abaixo os campeões da etapa de Araputanga-MT nas categorias carcaças de fêmeas e carcaças de machos:

Circuito Nelore em Pontes e Lacerda-MT e os lotes em destaque de 16 de junho de 2020

“Mais uma vez muita qualidade nos animais apresentados. Como eu disse antes, a predominância dos animais terminados a pasto nesta etapa de Araputanga. No caso dos machos, também uma predominância de castrados, bastante macho castrado nesta etapa. E o Seo Eleonor, que conquistou primeira colocação na categoria de machos, foi muito interessante porque ele participou conosco ao longo do dia e é muito satisfatório ouvi-lo. Ele dizia ao longo do dia ainda, óbvio, sem saber o resultado, que esse gado dele ainda é um está em formação, que ele está trabalhando ainda a seleção de seu rebanho e que entendia que o gado que ele faz ainda não está no ponto ideal, que ele ainda vai melhorar muito. E a gente já vê, apesar de ele próprio ter esta leitura, esta vontade de avançar ainda mais, já conquistando o primeiro lugar nesta etapa”, salientou o gerente de Nelore do Brasil.

Veja abaixo as parciais do Circuito Nelore de Qualidade 2020:

Ainda em sua participação, Locateli comentou que em reunião recente do Conselho Deliberativo da ACNB ficou decidida por unanimidade a recondução de Nabih Amin El-Aouar a mais um mandato de dois anos à frente da associação. André destacou que o trabalho de Nabih terá continuidade para valorizar a genética Nelore através de incentivo à produção de carne de qualidade.

Confira a agenda completa do circuito no link a seguir:

ACNB divulga novidades no regulamento do Circuito Nelore de Qualidade 2020

Assista a entrevista completa de André Locateli ao Giro do Boi desta sexta, 19: