Cotas de reserva ambiental como oportunidade de negócio

Produtores podem recompor reserva legal por meio das cotas sem impactos em seu custo de oportunidade; entenda como funcionam

Para o quê servem, a quem se destinam e como fazer para utilizar as Cotas de Reserva Ambiental? Estas perguntas foram respondidas hoje no quadro Direito Agrário pelo advogado, professor de pós-graduação de direito agrário e ambiental, consultor jurídico e sócio-diretor da P&M Consultoria Jurídica, Pedro Puttini Mendes.

“Estas cotas servem para auxiliar aqueles que dentro de sua propriedade rural estão com falta de reserva legal a suprir esta falta, mas não recuperando dentro de sua propriedade rural fechando a área para que mata para que se regenere ou fazendo plantio de mudas porque isso implica em diretamente no custo de oportunidade da propriedade rural”, resumiu o consultor.

O que são e como funcionam as cotas de reserva ambiental?

Por isto, as cotas se tornaram uma oportunidade de negócio tanto para quem precisa recompor suas reservas quanto para quem tem reserva ambiental extra em sua propriedade e não têm a necessidade de destiná-la a outro uso.

No vídeo abaixo, Puttini detalhes como é feito o contrato para que os produtores regularizem sua situação ambiental por meio de compensação de suas áreas de reserva. Clique no player para assistir na íntegra:

Mais dúvidas sobre direito agrário podem ser enviadas para o e-mail [email protected].