Criatório de lagartas da Embrapa ajuda a monitorar resistência das pragas em MT

Pesquisadores e produtores formam rede de trabalho para discutir ações de controle aos principais insetos que prejudicam a produtividade das lavouras

Nesta quinta, 07, na exibição de mais um episódio da série especial de reportagens gravadas na sede da Embrapa Agrossilpastoril, em Sinop, Mato Grosso, o Giro do Boi destacou o laboratório de controle de pragas da unidade.

Com o auxílio de uma rede de colaboradores, entre pesquisadores da própria Embrapa, de fundações de pesquisa e universidades além de produtores, o centro faz o monitoramento de resistência das principais lagartas que acometem as lavouras do Mato Grosso. O objetivo é fazer a recomendação certeira sobre o melhor princípio ativo a ser utilizado para o controle das infestações e a melhor maneira de realizar um manejo integrado, aumentando, por exemplo, a população de inimigos naturais em sistemas integrados de produção, como lavoura e pecuária, por exemplo.

O pesquisador Rafael Pitta, da própria Embrapa, destacou a importância desta rede de pesquisas das pragas. “A ideia é unir forças para definir ações de monitoramento e manejo de resistência. […] Se eu garanto uma boa produtividade e ainda diminuo o custo, não precisar reaplicar um inseticida, por exemplo, isso é excelente”, disse à reportagem do Giro do Boi.

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo: