"Demanda continua presente", diz especialista sobre consumo de carne bovina

Chefe de mesa de commodities da JBS Global afirmou que companhia trabalha com a capacidade regular e esclareceu que adaptar canais de vendas é desafio

Em entrevista exibida nesta segunda, 23, no Giro do Boi, o chefe de mesa de commodities da JBS Global Marco Sampaio comentou os primeiros impactos da pandemia de Covid-19 na produção agropecuária e ponderou que, apesar de desafios logísticos pontuais, a produção de alimentos será mantida a partir de ajustes das companhias.

“A nossa indústria tem um compromisso com o governo e com a população de não fechar as fábricas, de não fechar os escritórios porque nós estamos em uma parte da cadeia muito importante, que é a parte de alimentação. A gente quer garantir o fornecimento de carnes, quer garantir que a população tenha acesso a alimento, que é uma coisa tão importante”, confirmou Sampaio. “Da nossa parte, a JBS quer fazer o possível pra poder manter as prateleiras abastecidas e as pessoas alimentadas”, frisou.

Segundo Sampaio, o principal desafio da indústria a ser superado é a logística dos produtos, alterada sobretudo por novos comportamentos do consumidor. Assim como, por exemplo, falta papel higiênico em alguns dos supermercados, há sobre de estoque em hotéis. Cenário similar pode ocorrer com a carne bovina, em que o mix de vendas dos cortes é reduzido no food service (como hotéis, restaurantes) e muda para os supermercados e até vendas online, que cresceram substancialmente nos Estados Unidos, conforme relatou o chefe de mesa de commodities da JBS Global. “Mas a demanda continua presente”, valorizou.

Com relação ao comportamento dos mercados das commodities a partir da pandemia, Sampaio foi cuidadoso ao apontar tendências. “Óbvio, tem um monte de especialista na televisão agora tentando dizer o que vai acontecer, o que vai acontecer com preços, com mercados. Ninguém tem certeza do que vai acontecer, ninguém sabe o que vai acontecer, a gente tem algumas pistas, mas esta é uma crise sem precedentes. A gente nunca tinha visto algo assim”, opinou.

No entanto, o especialista indicou como os profissionais do setor podem estar mais preparados diante de possíveis cenários em meio à dinâmica dos acontecimentos. “O que a gente tem que fazer, no entanto, é se agarrar aos fatos, a gente tem que tentar estudar muito, estudar os fundamentos porque, no final das contas, os fundamentos vão prevalecer. Isso é muito importante de se dizer”, reforçou.

Sampaio mencionou ainda um aspecto positivo que merece ser ressaltado neste momento. “O alimento é básico para o ser humano, então a coisa boa deste movimento que está acontecendo, se é que a gente pode tirar uma coisa boa, é que todo mundo está entendendo a importância de se alimentar bem, de não ficar inventando muita moda, porque carne realmente faz bem para a pessoa, alimenta bem a pessoa”, concluiu.

Veja a entrevista completa com Marco Sampaio pelo vídeo abaixo: