Devo continuar cruzando vacas Angus com touros da raça Devon?

Produtor de Santa Catarina diz que suas matrizes são predominantemente Angus e pergunta se pode continuar cruzando com reprodutores Devon

O pecuarista Luiz, de Santa Catarina, enviou uma pergunta para o quadro Zadra Responde e que foi solucionada no programa desta sexta, 13.

“Minhas matrizes são predominantemente Angus. Estou cruzando com Devon. Estou fazendo o cruzamento ideal, Zadra?”, questionou o criador.

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, esclareceu:

“Se as suas matrizes são europeias, se o seu clima é frio e você tem um verão seco, você pode utilizar o Devon que você vai ter um cruzamento interessante. O ideal seria você utilizar um bimestiço, tal qual o Braford, o Santa Gertrudis, um outro bimestiço, para você ter um animal que cresça pelo no inverno e perca pelo no verão, que fica um pouco mais adaptado”, recomendou.

É recomendado cruzar fêmeas F1 Santa Gertrudis x Nelore com Red Angus?

Manejo, peso e precocidade: touro Devon se destaca no cerrado

Cinco razões para o sucesso do Devon no Brasil

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa:

Foto: Reprodução / Devon.org.br