Devo usar Hereford e Braford sobre vacas F1 Senepol e F1 Red Angus?

Criador mineiro quer usar raça europeia sobre fêmeas Senepol x Nelore e Red Angus x Nelore para aumentar a resistência ao berne

“Zadra, eu tenho fêmeas meio-sangue Senepol x Zebu e também Red Angus x Zebu. E eu tenho aqui muito problema com berne. É uma região fria, região do sul de Minas Gerais, onde, no inverno, a gente tem temperaturas baixas, de 12º C a 16º C, e eu estou pensando: já que eu sou do Sul e lá a família criava Hereford, estou pensando em utilizar Hereford ou Braford sobre as minhas meio-sangue Senepol x Nelore e também sobre as minhas meio-sangue Red Angus x Nelore. O que você acha? Eu geraria animais com menos berne, já que sobre o Hereford a gente ouve falar que ele tem o couro um pouco mais grosso, ou sabe que tem mais pelo? O que você recomenda?”

Esta foi a pergunta do criador Márcio Pinheiro, cuja fazenda fica no município mineiro de Lima Duarte. O técnico que respondeu a dúvida foi Alexandre Zadra, em seu quadro Zadra Respondeu, que foi ao ar no programa desta quarta, 29.

“É importante, primeiramente, a gente saber que tipo de metabolismo você vai ter para você criar bem as suas matrizes. Eu acredito que, com um inverno rigoroso ou mais ou menos rigoroso que você tem aí, seria interessante a gente ter um animal ⅝ europeu, por aí, para que ele crie pelo no inverno. Ou pelo menos meio-sangue europeu”, apontou o supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia e autor do blog “Crossbreeding”.

“Nesse caso, sobre as suas meio-sangue Senepol você pode utilizar o Hereford, porque aí você vai fazer um animal meio-sangue de raças do frio, meio-sangue Hereford, e o restante é meio-sangue tropical, já que o Senepol é tropical e o Nelore é tropical. Portanto sobre as suas matrizes meio-sangue Senepol x Nelore, que são tropicais, você pode usar uma raça europeia, seja Hereford, seja Angus, sejam outras raças europeias. […] Você vai fazer um animal de pelo muito curto que também vai criar pelo no inverno para se proteger”, recomendou.

“E sobre a sua meio-sangue Red Angus x Nelore, você entra com o Braford, que aí você vai ficar com aquele grau de sangue quase ⅝, que seria 56,5% de sangue europeu, que vai bastar para se proteger no inverno, e vai perder o pelo no verão, fazendo fêmeas de boa qualidade e machos pesados”, concluiu.

+ É uma boa opção cruzar touro Braford com vacas Angus x Nelore?

+ Touro Braford dá certo em vaca F1?

+ Qual a melhor opção de raça para utilizar sobre matrizes F1 Angus e F1 Senepol?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto: divulgação / ABHB