Devo usar Nelore ou Purunã em vacas puxadas pro Canchim, Tabapuã e Brahman?

Zootecnista aprovou o uso de touros das raças e ainda acrescentou alternativas caso criador queira utilizar inseminação artificial em sua matrizes

A pergunta foi recebida do interior paranaense, da cidade de Reserva, localizada no centro-sul do estado. De lá, o pecuarista Luiz Antônio Hornung informou que possui matrizes com sangue Canchim, Tabapuã e Brahman. A partir delas, quer fazer uma base de matrizes e, para isso, já cruzou as vacas com touro Nelore puro. Ele quer saber se está no caminho certo e também se é viável o cruzamento de suas matrizes com reprodutores da raça Purunã.

Quem atendeu Luiz Antônio foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

“A ideia é muito boa, usar o Nelore provado, touro puro, touro que venha de programa de Ceip ou PO, mas que sejam muito bons maternos, que sejam positivos com genes para precocidade sexual e boa habilidade materna. Mas sem muitos exageros na habilidade materna, porque a gente sabe que é prejudicial muita habilidade materna para qualquer matriz por conta de retorno ao cio delas”, ponderou.

“O Nelore tem um leite adequado para o seu bezerro. Basta você usar animais que sejam bons de habilidade materna – não precisa estar nos extremos de total materno dentro das DEPs – e também bons de ganho de peso que você vai fazer um animal, uma fêmea de reposição de qualidade para que ela entre no cio cedo”, sustentou.

A respeito do touro Purunã, Zadra revelou quais são as características da bezerrada que nascerá a partir da cruza, a qual também aprova. “Usando touros Purunã no seu gado canchinzado, tabapuãzada ou com influência de Brahman, você vai fazer bezerros pesados amarelos ou baios muito padronizados, que vão dar um peso espetacular na desmama. Ótima opção se você tiver o Purunã fácil na sua região”, salientou.

O especialista também ofereceu alternativas para o criador caso ele queira ainda usar, ao invés de touros, a inseminação artificial como manejo reprodutivo. “Se você for inseminar, eu recomendo sobre as filhas de Canchim que você use Brangus e, sobre as Zebu, que você use Angus se você quiser uma mesma raça ou um mesmo biotipo para que se padronize tudo. Se você quiser fazer um cruzamento terminal, você continue com Canchim nas Canchim e você use Charolês nas Zebu”, acrescentou.

Perguntas e respostas sobre princípios dos cruzamentos para gado de corte

Baixe aqui o Manual de cruzamento e seus biotipos, de Alexandre Zadra

Baixe a palestra “Cruzamento para produção de carne de qualidade”, por Alexandre Zadra

Assista aqui o Webinar Giro do Boi – Genética, Cruzamentos e Carne de Qualidade

Veja mais informações sobre cruzamento com Purunã no link a seguir:

+ Zootecnista orienta criadores em sessão de perguntas e respostas sobre cruzamentos

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa no vídeo a seguir: