Diminua em 5 vezes a idade para o 1º cio da vaca em 3 passos

O zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina, deu dicas essenciais para turbinar a reprodução do rebanho em mais uma participação no Giro do Boi Responde. Confira

O quadro Giro do Boi Responde, desta terça-feira, 17, tirou a dúvida sobre a idade reprodutiva de vacas enviada pelo telespectador Solino Silva, do município de Lagoa do Barro (PI). Ele disse que a vacada em sua região tem uma tendência de idade reprodutiva muito tardia, emprenhando no primeiro cio delas por volta dos quatro a cinco anos de idade.

“O que deve ser feito para mudar esse quadro e diminuir a idade para a primeira cria?”, perguntou Silva.

Três passos podem tirar o atraso reprodutivo do rebanho de fêmeas na região do pecuarista, segundo o zootecnista Rafael Cassiolato, especialista em reprodução bovina. O salto inclusive pode diminuir em até um pouco mais de cinco vezes a idade reprodutiva dessas vacas.

Passo nº 1 – Nutrição. Vaca fértil com cio mais cedo é uma vaca muito bem alimentada. A indicação é poder oferecer até os melhores pastos para ela.

Passo nº 2 – Sanidade. É necessário trabalhar a sanidade dos animais através de um protocolo adequado de vacinas, incluindo as principais vacinas reprodutivas como IBR, BVD e Leptospirose. 

Passo nº 3 – Genética. Por fim, o recomendado é fazer um bom programa de melhoramento genético do rebanho a partir de touros melhoradores para precocidade genética de suas filhas. “Em várias regiões do Brasil temos novilhas nelore sendo inseminadas com 11, 12 ou até 13 meses de idade”, diz Cassiolato.

Confira no vídeo abaixo a resposta na íntegra:

Tem dúvidas? Mande sua pergunta

Assim como o telespectador acima, você também pode enviar sua pergunta sobre inseminação artificial e demais dúvidas que você tiver na lida no campo. Mande pelo link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].