Documentação atrasada ainda é entrave para agilizar embarque do boi gordo

Emissão de papéis com antecedência evita multas e paradas prolongadas das carretas boiadeiras em filas na fiscalização

Você sabe quais são os documentos que precisa providenciar com antecedência para agilizar o embarque do gado gordo até o frigorífico? Nesta sexta, 22, no quadro Giro na Estrada, o programa consultou especialistas no assunto para esclarecer algumas das dúvidas.

“O pecuarista é fundamental nesta etapa, nesta tarefa, porque é ele quem origina boa parte desta documentação. Ou até a documentação que ele providencia que é que faz a gente consiga fazer as documentações de transporte”, destacou o coordenador de logística de boi gordo da Friboi, Leonardo Vieira.

“Além da documentação já corriqueira, como Modelo B e GTA, a gente precisa ter as notas fiscais com antecedência para que a gente consiga enviar para o time da originação e dar sequência na programação do transporte”, frisou o coordenador do transporte boiadeiro da TRP Transportadora para SP, MG e MS, Danilo Albuquerque.

Entre estes documentos, o problema principal está relacionado ao atraso para emissão da nota fiscal. Desta forma, o caminhão boiadeiro está sujeito a perder tempo parado em barreiras de fiscalização, por exemplo, por conta de documento errado ou mesmo falta de documento, o que pode render multa. “E o gado está em cima da carreta, então gera um problema para o pecuarista e para nós”, acrescentou Albuquerque.

A nota fiscal pode ser emitida pela internet e o ideal, segundo Danilo, é que isto seja feito com dois dias de antecedência em relação ao embarque, mantendo sempre a comunicação com a unidade de compra de gado. “Isso facilita para ele e faz a diferença em um transporte de qualidade. E ele vai ter certeza de não ter o risco durante o transporte, parar numa barreira e por aí vai”, ressaltou o coordenador da TRP.

Tanto para se informar sobre os documentos necessários para o embarque do gado gordo, como para também prevenir possíveis problemas com o itinerário do caminhão, sobretudo nesta época em que as intempéries prejudicam as estradas de terra com excesso de chuvas, Danilo colocou à disposição os contatos das unidades de compra de gado para que reforcem a interação entre produtor e indústria.

Veja o quadro Giro na Estrada na íntegra pelo vídeo que segue: