Drone ajuda a manter o boi gordo no confinamento 

Confira a entrevista com o engenheiro agrônomo Osvaldo Neto, gerente dos confinamentos da JBS de Minas Gerais sobre as altas tecnologias da terminação intensiva de gado no mercado

Tem drone ajudando a manter o boi gordo no confinamento. A tecnologia está presente nos boitéis da JBS, segundo o engenheiro agrônomo Osvaldo Neto, gerente dos confinamentos da JBS de Minas Gerais.

“Trouxemos essa realidade que está na agricultura para dentro do confinamento”, diz Neto.

Com um drone é possível fazer a leitura de cochos e bebedouros, fazer a ronda sanitária de animais e até monitorar os comportamentos de saúde dos animais.

Tecnologia a serviço da produção de carne bovina

A tecnologia está potencializando a engorda de bovinos confinados num ambiente terceirizado, no qual o produtor não precisa se preocupar com a elevação de custos.

“O serviço de engorda terceirizada é uma boa possibilidade para o pecuarista porque tira a preocupação dele com o custo de alimentação, mão de obra e combustível. Cuidamos de toda a engorda dos animais”, diz Neto.

Vantagens ao produtor

Unidade de confinamento da Fri-Boi JBS em Campo Florido (MG). Foto: Divulgação
Unidade de confinamento da JBS em Campo Florido (MG). Foto: Divulgação

Além de não precisar se preocupar com os custos, há inúmeras vantagens como a isenção de se preocupar com a sanidade ou casos de óbitos de animais.

O pecuarista é ressarcido caso o bovino morra após 30 dias confinado. Também é ressarcido casa haja refugo de cocho.

Modalidades de negociação

Além de ter seus animais bem cuidados, o produtor pode lucrar mais que o mercado. Este benefício vem através da nova modalidade chamada “Parceria 85-15”.

Nesta modalidade, o pecuarista recebe pelas arrobas do boi magro, aferidas logo na entrada do animal no confinamento, e, no final, recebe 15% do preço das arrobas engordadas quando o bovino vai para o abate.

Os 85% restantes das arrobas custeiam a terminação dos animais.

Como o produtor recebe na parceria?

Por exemplo, se o pecuarista dá entrada com um animal com 10 arrobas, este valor já é integralmente dele.

Se no final da engorda, o animal pesar 20 arrobas, a engorda efetiva foi de 10 arrobas.

Isso significa que o pecuarista receberá o valor de 15% dessas 10 arrobas (1,5 arroba) e 85% das 10 arrobas (8,5 arrobas) servirá para custear toda a engorda do animal.

“O produtor está muito interessado nessa modalidade e a procura por ela deve crescer bastante neste ano”, diz Neto.

Contato para confinar seu gado

O pecuarista que estiver interessado nessas modalidades ou em demais vantagens do serviço de terceirização de engorda de bovinos pode entrar em contato pelo email [email protected].