É aconselhável castrar bezerros Angus aos seis meses de idade?

Criador de Águas Formosas-GO tem bezerrada Aberdeen Angus e quer castrar os machos para manejar junto às fêmeas em sua propriedade. Será viável?

É aconselhável castrar bezerros meio-sangue Angus aos seis meses de vida para facilitar o manejo e criar/recriar junto às fêmeas? A dúvida foi enviada ao Giro do Boi por um criador de Águas Formosas, município do estado de Goiás.

Quem respondeu foi o médico veterinário e consultor Ademir Ribeiro, da Estância Espora de Prata, em Ariquemes -RO, idealizador do Programa Touro Zero.

“Nós, aqui da Estância Espora de Prata, em Ariquemes-RO, castramos ao nascimento, na cura do umbigo”, antecipou Ribeiro.

+ No Norte do País, fazenda usa castração ao nascimento e ganha bônus de R$ 11 por arroba

“Nós fazemos o corte em copinho e tiramos os dois testículos. Por que eu não indico castrar com seis meses? Com seis meses, esse bezerro já está adaptado ao pasto, está adaptado à mãe e você vai causar estresse bem maior”, rejeitou o veterinário.

Veterinário mostra como é feita a castração de bezerros ao nascimento

Se a castração não for feita logo ao nascimento, Ademir apontou que ela pode ser feita mais tarde, quando o animal já está com peso a partir de 12 arrobas. “Ou você castra na cura do umbigo ou você castra quando o animal está pesando de 12 a 14 arrobas. E aí você coloca mais 150 a 200 kg depois disso. Ou castra no nascimento, que é o que eu te indico”, insistiu.

Ademir explicou a razão pela qual é possível castrar ao nascimento sem prejudicar o crescimento dos machos recém-nascidos. “Castrar ao nascimento não vai atrofiar o bezerro porque o hormônio que desenvolve esse bezerro não é a testosterona que é produzida pelo testículo, e sim o GH, que é a somatotrofina. Você pode castrar tranquilamente ao nascimento, seguir os machos junto com as fêmeas, ou seja, desmamar e continuar junto com as fêmeas na recria”, disse, respondendo à mais uma dúvida do criador.

“Nós aqui em Ariquemes às vezes até confinamos, fechados, machos e fêmeas juntos. No confinamento a pasto também ficam machos e fêmeas juntos. Não tem problema algum. Eles ficam com menos estresse, furam menos cerca… é excelente! E para nós produzirmos uma carne premium, uma carne de qualidade, que é o que nós fazemos aqui e entregamos para a Friboi em Vilhena no Protocolo 1953, o macho tem que ser castrado”, justificou.

Qual a idade ideal para castrar bezerros?

+ Ao nascimento ou sobreano: quais as opções do pecuarista na hora de castrar o boi?

Qual é a sua dúvida sobre castração em gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira no vídeo a seguir a resposta completa do médico veterinário: