“E aí, lá tem wifi?” Saiba conciliar trabalho e lazer dos funcionários da fazenda

Pode ser truco, dominó ou campo de futebol: veja como oferecer opção de entretenimento para seus colaboradores a partir do três ‘esses’: suor, saliva e sola da bota

“Lazer e trabalho, como conciliar isto na fazenda?”, introduziu nesta sexta, 28, a pedagoga, jornalista e consultora em gestão de pessoas e desenvolvimento humano em empresas rurais na Destrave Desenvolvimento, Jacqueline Lubaski, adiantando o assunto de mais uma edição da série especial Gestão de Pessoas na Fazenda.

“Principalmente para você, empresário, que tem fazendas de difícil acesso: se você não criar um ambiente onde as pessoas tenham algo para fazer, infelizmente a sua rotatividade vai aumentar”, advertiu.

Saiba como diminuir a rotatividade de funcionários na sua fazenda

De acordo com a especialista, é alto o índice de reclamações de funcionários que ela recebe nas fazendas que presta consultoria sobre a falta de opções para lazer. Nestes casos, segundo Lubaski, o proprietário e/ou seu gestor devem ouvir os colaboradores.

“Sente-se com ele, ouça, tente compreender o que as pessoas que estão ali gostam de fazer. Se é um dominó, um baralho, se é internet, que já chegou no campo. […] Inclusive é uma das primeiras perguntas quando a gente vai contratar. ‘E aí, lá tem wifi?”, revelou.

Lubaski explicou que entre as opções de lazer podem estar ainda um campo de futebol, que inclusive promove a saúde dos funcionários, área de pesca, gincanas para as famílias, quadra de vôlei de areia para suas esposas, por exemplo, ou um campinho menor para pais jogarem com seus filhos. Nos casos das alternativas que envolvam competições, que podem ser estimuladas, é importante que haja regras bem estabelecidas e que tudo seja acompanhado de perto pelo capataz ou gerente para evitar atritos menores e brigas.

+ Cuidar das famílias dos funcionários melhora o resultado da sua fazenda; veja dicas

“A ideia é que o lazer que você leve para a fazenda seja de uma forma que leve as pessoas a serem mais felizes”, simplificou.

OS TRÊS ‘ESSES’

“E tudo isso só tem um custo: Suor, Saliva e Sola da bota. É só isso, é o seu tempo. Então dedique o seu tempo para os seus colaboradores e, com certeza, você vai ter uma equipe fiel a você, feliz, e que não queira ir embora da sua propriedade, da sua fazenda”, assegurou.

Assista o episódio completo do quadro Gestão de Pessoas na Fazenda:

Foto: Reprodução / Prodap