É melhor ter um lote com 90 vacas e 3 touros ou 3 lotes de 30 vacas com um touro cada?

Criador disse que na última estação de monta, três vacas tiveram prenhez confirmada, mas perderam a gestação e, por isso, ele quer saber se elas podem continuar com o reprodutor

Uma das dúvidas esclarecidas no Giro do Boi Responde desta terça, dia 05, foi enviada pelo criador Hélio Júnior, de Vitória da Conquista, na Bahia.

“Em um lote de 90 vacas, devo colocar três touros no lote ou o melhor é separar em três lotes com 30 vacas e um touro em cada? Tenho essa dúvida porque caso três vacas entrem no cio ao mesmo tempo, os três touros no lote cobririam as três vacas, mas se no lote de 30 vacas com um touro, três vacas entrarem no cio juntas, um touro conseguiria cobrir uma vaca de cada vez, mas talvez outras duas vacas sairiam do cio sem serem cobertas neste mês”, escreveu o produtor.

O médico veterinário José Ricardo Fachin, promotor técnico da Globalgen, tirou a dúvida do pecuarista. “Nós podemos, sim, usar essa relação 3:90, mas toda estratégia que nós podemos adotar para facilitar a detecção do cio das vacas pelo touro seria melhor”, ponderou.

“Lembrando que a relação touro:vaca mais utilizada é 1:25 ou 1:50, dependendo sempre da idade do touro. Com touros mais jovens, a correlação é maior. Lembrando também da duração do cio da vaca, que vai de 10 a 18 horas, então toda vaca que entrar no cio dentro desse período no lote de 30 vacas, esse touro vai ter tempo de cobrir essas vacas dentro do lote”, completou.

+ Quantas vacas Nelore um touro Angus consegue cobrir a pasto?

Adaptação é essencial para aumentar relação touro:vaca

Qual é a sua dúvida sobre estação de monta a campo? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa do veterinário no vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Reprodução / ABCB Senepol