É normal o bezerro Senepol crescer mais devagar que os zebuínos?

Criador do interior paulista informou que os animais estão todos sendo bem tratados, com sal proteinado em regime de pasto, mas o desenvolvimento não é o esperado

“Comprei um bezerro Senepol (foto acima), coloquei junto aos animais zebuínos que tenho no meu sítio, mas estou percebendo que ele não está tendo o desenvolvimento esperado. Os animais ficam em regime de pasto sempre com sal proteinado e agora, na seca, também com feno. É normal esse retardo no desenvolvimento?” perguntou o criador Juliano Nicoluci Garcia, de Presidente Prudente-SP, em mensagem enviada ao Giro do Boi.

+ É uma boa opção suplementar vacas de cria e os bezerros com proteinado?

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, projetou o que o criador pode esperar do desempenho de seu bezerrinho da raça sintética taurina.

Segundo Zadra, um crescimento mais devagar é o esperado para este animal. “Nós sabemos que o Senepol é uma raça de pequeno porte, considerado porte britânico, então não é de se estranhar que o desenvolvimento dele seja um desenvolvimento mais lento, enquanto o peso adulto vai ser menor do que o de raças de maior porte. Portanto, eu sugiro que você dê um suplemento alimentar para que você consiga explorar o desenvolvimento ponderal”, tranquilizou Zadra.

+ O que o criador pode esperar do cruzamento do Senepol com Nelore?

“A gente administrando menos suplemento alimentar, ou ração, ele vai se desenvolver bem pelos três anos, vai virar um bom touro. Com dois anos, já vai cobrir, lógico, mas ele vai ter um peso maior, um peso que possa estar compatível às matrizes adultas, e tamanho compatível com as matrizes Nelore adultas para cobrir bem com dois e meio a três anos. Ele fica um touro mais bem formado. Então o Senepol cobre muito bem a campo! E aproveite, porque você vai gerar heterose de 100% jogando Senepol sobre as suas matrizes zebuínas”, concluiu Zadra.

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa do especialista pode ser vista na íntegra clicando no player abaixo: