É uma boa opção cruzar Nelore com Angus e engordar os F1 em confinamento?

Pergunta veio de criador com fazenda em Goianésia do Pará; de acordo com zootecnista, cruzamento dá certo com o devido manejo nutricional

Em entrevista recente ao Giro do Boi, o o zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, respondeu dúvida do criador Rodolfo de Carvalho, da Fazenda Grão Pará, em Goianésia do Pará-PA.

Ele questionou é uma boa opção fazer a cruza de suas vacas Nelore com Angus, uma vez que seu sistema de terminação é no confinamento.

“Boia é sempre interessante comprar para os animais de cruzamento industrial porque eles têm mais apetite. Eles comem mais em menos tempo, eles realmente são bons de boca, esses meio-sangue. Seu meio-sangue Angus, quanto mais você caprichar na comida pós-desmama, melhor ele vai se desenvolver e vai sair mais rápido da fazenda. Lembrando que todo boi come mais ou menos a mesma coisa de comida na vida. Os F1 comem muito mais em menos tempo, essa que é que a questão. Então você tem que ter comida e ponto, é simples: você quer fazer cruzamento industrial, você tem que ter a comida que você daria em três anos para um Zebu e tem que apertar toda aquela comida e dar em dois anos para o produto de cruzamento”, apontou.

Veja no link abaixo dicas de cruzamento de vacas Nelore com Angus:

+ Que linhagem Angus é a ideal para cruzar com vaca Nelore?

+ Como devo cruzar o Angus na minha fazenda? Zadra responde!

+ Vacas meio-sangue Angus com Nelore aguentam o calor de Rondônia?

+ Sua fazenda está preparada para lucrar com o cruzamento?

+ Como evitar problemas de parto em novilhas F1 Angus?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a entrevista completa com Alexandre Zadra:

Foto: Reprodução / Embrapa