É uma boa opção cruzar touro Braford com vacas Angus x Nelore?

Pecuarista do Mato Grosso do Sul quer saber se o resultado deste cruzamento é produtivo quando animais são engordados no confinamento

Para terminar animais em confinamento, o resultado da cruza entre touros Braford com vacas F1 Angus x Nelore é recomendado? Foi a pergunta enviada pelo pecuarista Guilherme Maldonado, de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, ao quadro Zadra Responde.

“É uma boa opção utilizar Braford sobre as meio-sangue Angus x Nelore? Eu pretendo confinar estes animais no final. Este animal dá um bom resultado? Seria melhor eu utilizar um Braford nas F1 Angus ou vice-versa (touro Angus nas F1 Hereford)?”, questionou o pecuarista.

O zootecnista Alexandre Zadra, escritor do livro “Caindo na braquiária”, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, respondeu ao criador.

“Sua pergunta procede porque muita gente hoje tanto utiliza o Angus na Nelore, como alguns utilizam o Hereford na Nelore também para fazer F1. Tanto a meio-sangue Angus x Nelore quanto a Hereford x Nelore são ótimas matrizes e precoces. Hoje o Angus, que tem um pouco mais de habilidade materna, e talvez um pouquinho mais de precocidade, seria uma opção para você fazer melhor do que o Hereford. Você tem mais opções também no Angus para utilizar. Mas o Hereford é uma espetacular raça, inclusive é uma raça muito dócil, muito tranquila”, ponderou Zadra.

Touro Braford dá certo em vaca F1?

Como evitar problemas de parto em novilhas F1 Angus?

“Um Braford na F1 Angus você vai ter uma complementaridade muito boa porque o Hereford tem uma musculosidade interessante. Você vai fazer um animal 56% de sangue taurino, o que basta pra se fazer uma carne de ótima qualidade, uma carne macia. Então é uma ótima opção”, completou o especialista.

O zootecnista disse ainda que o resultado deste cruzamento é indicado para a engorda intensiva. “E você tem um metabolismo um pouquinho acima do (animal) meio-sangue. Esse metabolismo alto do europeu faz com que ele tenha apetite, ele coma bem no cocho. Mas nós devemos apenas recomendar que você, desde o nascimento no creep feeding, já alimente estes tricross no capricho. No pós-desmame continue alimentando ele com 0,3% e aí, ao crescer até o confinamento mantendo aí seus 2,5% de ingestão de matéria seca, ok?”, aconselhou.

+ Boitel ajuda a cobrir os gargalos da engorda intensiva para o pecuarista

Como funciona o cruzamento industrial rotacionado?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa de Alexandre Zadra no vídeo abaixo:

 

Foto: bezerro Braford em vaca F1 Angus x Nelore / Reprodução Crossbreeding.com.br