Embrapa Invernada: software ajuda produtor a calcular produtividade da pecuária a pasto

Saiba os detalhes do funcionamento e como fazer o download do programa para computadores desktop com sistema operacional Windows

Você sabia que pode projetar taxa de lotação e ganho de peso médio diário, entre outros indicadores, com um software gratuito desenvolvido pela Embrapa? O Giro do Boi detalhou nesta terça, 08, o funcionamento do Invernada, um programa gratuito para computadores desktop com sistema operacional Windows desenvolvido para apoiar as tomadas de decisão do pecuarista.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária Luís Gustavo Barioni, engenheiro agrônomo, mestre em sistemas de gerenciamento de agricultura e doutor em ciência animal e pastagens, o software auxilia não somente no planejamento forrageiro, mas também integra sistemas produtivos, como engorda com suplementação ou em confinamento, e estima o desenvolvimento dos animais ao longo do período.

“Ele tem modelos matemáticos que permitem a estimativa da produtividade de forragem das pastagens ao longo do ano, tem modelos que permitem calcular as taxas de crescimento dos animais e também as exigências nutricionais para saber se a dieta está balanceada. Além disso, também permite criar cenários de manejo nos quais você pode estar suplementando o animal a pasto, pode criar sequências de manejos como quando o animal está a pasto e vai para confinamento, então é um programa versátil neste sentido”, explicou o pesquisador.

+ Embrapa Invernada: download

Veja pela entrevista abaixo todos os detalhes relativos ao Embrapa Invernada em entrevista com Luís Gustavo Barioni: