Embrapa lança nova leguminosa para terras férteis, o Estilosantes Bela

Em consórcio com pastagens, cultivar aumenta teor proteico e melhora a digestibilidade da dieta; sementes devem estar disponíveis a partir de 2020

O Giro do Boi desta quinta, 23, exibiu mais um episódio da série especial Embrapa em Ação, gravada em recente visita da equipe de reportagem à sede da Embrapa Gado de Corte, sediada em Campo Grande-MS. Neste conteúdo, destaque para uma leguminosa forrageira desenvolvida exclusivamente para solos férteis, acima de 40% de argila, o Estilosantes Bela.

A cultivar possui alta capacidade de fixação biológica de nitrogênio, aumenta a incorporação de matéria orgânica no solo, reduz os custos com adubações e melhora o ganho de peso dos animais. Os experimentos apresentaram resultados positivos, principalmente na seca, na entressafra do boi, com ganhos de peso expressivos nesse período e redução dos gastos com suplementos proteicos.

“Como se sabe, na maior parte do Cerrado, as gramíneas tropicais têm baixo teor de proteína bruta. Então, o Bela consorciado neste sistema aumenta o teor de proteína bruta e a digestibilidade da pastagem. Isso no final se traduz em maior ganho do animal”, afirmou a pesquisadora da Embrapa Marta Pereira da Silva, zootecnista, mestre em ecologia de pastagens e doutora em ecologia tropical.

A ressalva é que o pastejo do Estilosantes Bela sem consórcio não é recomendado, pois pode prejudicar os animais. O ideal, segundo a pesquisadora, é que esteja presente em 30% a 50% da área de pastejo.

A cultivar já está em mãos das empresas do setor autorizadas a fazer sua comercialização. “Eu acredito que na safra 20-21 esta semente já esteja no mercado”, projetou a pesquisadora.

Veja as recomendações completas no vídeo abaixo. Mais informações sobre o Estilosantes Bela podem ser solicitadas ao e-mail da pesquisadora, [email protected].

Foto: Gustavo José Braga / Reprodução Embrapa