Especialista alerta: cuidado ao cruzar suas vacas com boi de boiada

Qual a melhor raça para cruzar com matrizes aneloradas: Bonsmara ou meio-sangue Angus? Zootecnista Alexandre Zadra respondeu dúvida com uma advertência

Do estado de Minas Gerais, município de Abaeté, a 220 km da capital Belo Horizonte, um pecuarista enviou a seguinte dúvida para o quadro Zadra Responde que foi ao ar no Giro do Boi desta terça, 03:

“Zadra, tenho fêmeas aneloradas aqui em Minas e pretendo utilizar um touro. Eu pensei nos touros Bonsmara ou um meio-sangue Angus. O que você recomenda?”

O zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, respondeu a pergunta fez um alerta sobre o uso do reprodutor meio-sangue Angus:

“Antes de tudo, devemos deixar claro que um touro é um animal de raça pura sendo selecionado para o intuito de transmitir características inerentes à raça. O meio-sangue não é raça, é um animal para abate, ok? Então vamos deixar bem claro: o meio-sangue não é touro”, avisou.

Na sequência, Zadra revelou quais são os reprodutores indicados para o trabalho sobre as matrizes aneloradas. “Se você tem matrizes aneloradas e quer usar um touro, o ideal é você ou utilizar um bimestiço, um Brangus, Braford, um Canchim sobre esta matriz anelorada que vai gerar animais de pelo muito curto para você e produtivos. Ou utilizar o Bonsmara, porque você gera 100% de heterose e faz carne macia para ser vendida para os frigoríficos com prêmio”, recomendou. “Então a primeira opção seria o Bonsmara, nesse caso para você, e depois você poderia utilizar outros bimestiços”, acrescentou o zootecnista.

Veja nos links abaixo outros artigos do quadro Zadra Responde:

Cruzar touro Caracu com vaca Nelore vale a pena?

Brangus ou Bonsmara: qual gera mais heterose no cruzamento com Nelore?

Como devo cruzar o Angus na minha fazenda? Zadra responde!

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira pelo vídeo abaixo a resposta na íntegra: