Etapa de Barra do Garças-MT do Circuito Nelore mostra o potencial dos criatórios na “Estrada do Boi Branco”

Abate técnico reuniu quase 1.400 cabeças no último dia 16 em indústria do Vale do Araguaia mato-grossense

Em reportagem exibida nesta segunda, 26, o Giro do Boi mostrou o trabalho de uma das fazendas vencedoras da medalha de ouro da etapa de Barra do Garças-MT do Circuito Nelore de Qualidade 2019, organizado pela ACNB, a Associação de Criadores de Nelore do Brasil. O evento foi realizado nos dias 15 e 16 de agosto na unidade Friboi do Vale do Araguaia mato-grossense, reunindo 1.380 cabeças de oito pecuaristas participantes.

“O Circuito Nelore é um campeonato de avaliação de carcaças que será realizado no ano de 2019 em dez estados diferentes, em 25 unidades, e nós avaliamos aqui o padrão racial dos animais, a idade, o acabamento, o peso. Para o produtor é muito importante ele estar participando”, explicou Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

“Desde quando começou (o Circuito Nelore de Qualidade), nós participamos no primeiro aqui de Barra do Garças. Acho muito interessante por vários motivos, mas para mim o principal é mostrar o potencial do rebanho da fazenda, do criatório, e importante é mostrar o potencial região. A BR-158 já foi conhecida como a Estrada do Boi Branco, então o pessoal vai ter oportunidade para ver a qualidade que tem o rebanho região de Barra do Garças, do Vale do Araguaia”, disse o gerente de pecuário do Grupo Carpa Serrana, Marcos Junqueira Cardoso. A Fazenda Cibrapa, que integra o grupo, foi vencedora da medalha de ouro na categoria novilhas, uma novidade da ACNB para o Circuito Nelore de Qualidade em 2019. Já na categoria machos, a vencedora foi a Fazenda Roberta, propriedade do pecuarista Euclides Facchini localizada em Nova Xavantina-MT.

O gerente de originação da Friboi para o leste do Mato Grosso, Vilmar Cardoso, reforçou a importância dos abates técnicos para a pecuária da região. “Hoje o mercado é restrito a animais jovens e o que estamos mostrando é uma qualidade além da precocidade. […] Aproveitando no Mato Grosso, além da genética, tem oportunidade para a nutrição, já que aqui está uma das maiores produções de grãos do Brasil. Isso vem somar com as oportunidades que a gente tem”, afirmou.

Veja aqui o calendário completo do Circuito Nelore de Qualidade 2019

Dê o play no vídeo abaixo para assistir a reportagem completa: