Excesso de gordura tem atrapalhado qualidade da carne no Brasil

Alguns lotes, principalmente de novilhas de cruzamento industrial, tem apresentado gordura acima do ideal e isso acaba causa dificuldade em colocar o produto no mercado.

Dieta rica em energia, oferecida ao gado confinado, tem passado “um pouco” dos limites do momento ideal de abate de alguns animais no Estado de Mato Grosso. Foi o que alertou no Giro do Boi desta quarta-feira, 20, o gerente regional de Originação MT Oeste, Sonair Nogueira. Segundo ele, alguns lotes, principalmente de novilhas de cruzamento industrial, tem apresentado gordura acima do ideal e isso acaba penalizando o produtor por causa da dificuldade da indústria em colocar esse produto no mercado. “É apenas para alertar ao pecuarista sobre esse excesso de ‘zelo’ na alimentação”, disse Nogueira.

Além disso, o pecuarista pode estar gastando desnecessariamente no cocho ao ultrapassar o momento ideal de destinar o lote ao frigorífico. Para que se evite este tipo de problema, a recomendação é que o fazendeiro acompanhe os abates nas indústrias frigoríficas e verifiquem, juntamente com os tipificadores de carcaças, o resultado da sua engorda.

Confira a entrevista e o recado do gerente regional de Originação MT Oeste, Sonair Nogueira: