Existe produto para melhorar a qualidade da água que o gado bebe nos açudes?

Produtor de Auriflama, do interior de São Paulo, quer saber se há uma solução para reduzir o crescimento de algas nos locais onde o boi se hidrata

A pergunta veio de Arthur Rubia, de Auriflama, no interior paulista. Ele quer saber se existe algum produto que possa reduzir o crescimento de algas no açude, local onde os animais bebem água em sua propriedade.

A resposta veio de um especialista no assunto, o médico veterinário Fernando Loureiro, que ponderou que, embora grande parte do rebanho bovino brasileiro realize sua hidratação nos açudes, represas e riachos, a pureza do líquido e, portanto, sua qualidade estão fora do controle do pecuarista.

“A gente exerce a gestão, o controle dos bebedouros, das pilhetas. No bebedouro artificial. Aquele feito pelo ser humano para atender os animais. A gente tem possibilidade de controlar a frequência de lavagens, a limpeza, retirar matéria orgânica, as folhas do capim, os farelos que os animais levam na boca e também esse crescimento de alga, crescimento de lodo, que é o substrato – aquilo que vai alimentar as bactérias e os protozoários que são nocivos aos animais”, esclareceu.

+ Que cuidados eu devo ter com o bebedouro do semiconfinamento?

Saiba com que frequência você deve lavar os bebedouros de água do seu gado

Pesquisador indica os seis passos essenciais da limpeza de bebedouros

“Só que, nos açudes, nas represas, nas lagoas, é muito difícil exercer esse controle porque todos os produtos que poderiam surtir efeito a gente joga em função de um volume de água. E aqui o volume de água, além de ser muito grande, é variável. Nos meses secos do ano, nos meses de menos chuva, eles vão estar mais baixos. Nos meses com excesso de chuva, eles vão estar mais altos. E essa variação é um desafio”, explicou.

“Então, sim, os açudes e as represas vão continuar provendo água para os animais. Mais de 90% dos bovinos no Brasil bebem água em açudes, só que a gente não tem como exercer esse controle. A cada chuvarada, a enxurrada carrega para dentro do açude não só o esterco dos animais que está ali em volta, a urina, mas também leva restos em decomposição de pequenos animais silvestres mortos, ossos de animais mortos, possíveis sobras de defensivos que foram usados nos pastos. Então a gente não exerce um controle sobre isso”, respondeu Loureiro.

Meu gado toma água salobra e consome menos sal mineral. O que fazer?

A qualidade da água que as vacas bebem interfere na reprodução?

+ Na sombra ou ao sol: onde devo colocar o bebedouro de água do gado?

Veja a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Facebook