Fábrica de ração e pasto irrigado: pecuarista mostra o que é que a Bahia tem!

Longe da região produtora de grãos, pecuarista de Itapetinga-BA investiu na rotação e irrigação de pastagens e construiu fábrica de ração para intensificar engorda

O que é que a pecuária da Bahia tem? No Giro do Boi desta segunda, 10, um exemplo de intensificação da bovinocultura de corte praticada na região de Itapetinga-BA chamou atenção por conta das alternativas que o produtor buscou para cobrir possíveis pontos fracos.

Longe do oeste da Bahia, região produtora de grãos no estado, e buscando intensificar seu ciclo de produção, o pecuarista Edimar Margoto (à esquerda na foto acima), da Fazenda Colatina, no Vale do Rio Pardo baiano, reservou pasto rotacionado de sequeiro em algumas de suas áreas, inclusive utilizando como pasto reserva, e irrigou outras áreas onde termina suas boiadas em confinamento a pasto. Para fornecer a dieta adequada para a terminação, o produtor investiu em estrutura de silo e fábrica de ração.

“Precisa de paixão”, diz produtor da Bahia sobre sucesso na pecuária

+ Pecuarista da Bahia ganha reforço para limpeza de pastagens infestadas com araçá e carrasco

Quem detalhou o sistema de produção da Fazenda Colatina foi Eduardo Hagge, gerente de originação da unidade Friboi em Itapetinga-BA, que recentemente visitou a propriedade, de onde trouxe registros em fotos e vídeos. “A Fazenda Colatina fica no Vale do Rio Pardo, é uma região nobre aqui, por isso é muito importante o trabalho que o seo Edimar vem fazendo. A cada visita que a gente faz, a gente volta da fazenda e se surpreende. A gente vê que existe uma recuperação das pastagens originais do Colonião, ele conseguiu nas baixas fazer um rotacionado de sequeiro, onde embala o boi e termina na parte irrigada. O seo Edimar investiu na fábrica, no misturador, ele prepara toda a sua ração na fazenda”, ressaltou Hagge.

+ Fazenda na Bahia aprova a fertirrigação do capim mombaça para driblar a seca

Segundo o originador, investir na nutrição dos animais é condição essencial para o desenvolvimento da pecuária da região. “Já que a nossa região não é uma região produtora de grãos, a gente tem que realmente importar, trazer o grão de certas distâncias, do oeste da Bahia. Então investir hoje na fábrica, investir hoje em silo e estar atento à nutrição é imprescindível na fazenda. Às vezes muitos produtores ainda estão com a cabeça em outros tipos de investimentos, mas eu acho que a ferramenta primordial hoje é na ração, é na fábrica, é na nutrição mesmo, aí é que vai fazer o diferencial”, apontou.

Hagge aproveitou ainda a oportunidade para elogiar o empreendedorismo do pecuarista. “É um produtor modelo, muito interessado, bem entusiasmado. Ele está sempre querendo divulgar, difundir e a gente pega o Seo Edimar como exemplo para mostrar o seguinte: a região tem potencial, basta ajudar um pouco o boi na engorda, trabalhar bem o manejo e o capim está aí em volta. Realmente o trabalho lá é muito interessante, ele é um grande parceiro”, reconheceu.

Veja as imagens da Fazenda Colatina e os detalhes do sistema produtivo pelo vídeo abaixo: