Fazenda deve faturar R$ 300 mil por funcionário

De acordo com consultor, número de colaboradores de uma propriedade não tem relação com seu tamanho nem com tamanho do rebanho, mas com o faturamento

O consultor Antônio Chaker, zootecnista, mestre em produção animal e diretor do instituto Inttegra, especializado em assessoria de propriedades rurais a partir de métricas gerenciais, revelou ao Giro do Boi desta quarta, 16, que está enganado o pecuarista que acredita que o número de funcionários de sua fazenda se dá pelo tamanho da propriedade ou volume de cabeças no rebanho.

“Você sabia que o dimensionamento de uma equipe não tem ligação nem com o tamanho do rebanho nem com o tamanho da fazenda? Alguém pode falar ‘nossa, Antônio, você está louco!’. Talvez sim, mas as (fazendas) top rentáveis sempre dimensionaram equipe pelo faturamento da empresa. Foque e se concentre em ter um funcionário para cada R$ 300 mil de faturamento”, indicou o consultor.

Mais detalhes sobre esta relação serão conhecidos no dia 21/10, a partir das 19h30, em edição especial ao vivo do Giro do Boi, pelo Canal Rural, para o lançamento do Benchmarking da safra 2018/2019, um estudo realizado pelo próprio Inttegra. Desde a primeira edição, em 2012, o levantamento já analisou os dados de sete safras, com números coletados em quase 800 fazendas distribuídas em dois milhões de hectares e reunindo um rebanho de 2,5 milhões de cabeças.

Cada propriedade pode ter até 350 indicadores, que envolvem abates, clima, confinamento, mortalidade, produção e reprodução, finanças, perfil de desembolso e equipe. No último levantamento, safra 2017/18, foram analisados os dados de desempenho de 420 fazendas de 15 estados brasileiros, além de Bolívia e Paraguai, com um rebanho total de 1,7 mi de cabeças de gado e 66 mil hectares de agricultura integrados.

Veja mais informações no vídeo abaixo: