Frente fria traz chuvas para o Sul, enquanto tempo segue seco e quente no Brasil Central

Fim de semana será marcado por frio e temporais no RS, SC e PR; em SP e MS, cai a temperatura, mas sem precipitações expressivas

Nova frente fria chega ao Sul do Brasil nesta semana, desta vez trazendo chuva intensa para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além da queda de temperatura e volumes acima dos 50 mm, os temporais serão acompanhados por ventos fortes, que podem chegar aos 80 km/h entre no Pampa, região de divisa do RS com Uruguai, se deslocando depois para o leste e o norte do estado rumo a Santa Catarina e perdendo força no caminho até o Paraná.

Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, vinculado ao Mapa, as mudanças serão sentidas em áreas dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas não são esperadas chuvas, somente queda da temperatura.

O Brasil Central, compreendendo estados do Mato Grosso, Goiás e norte do MS, e o Matopiba, seguem sem previsão de águas, com temperaturas altas e umidade baixa. Em certos locais do Mato Grosso, os termômetros devem marcar 35º C e umidade relativa do ar abaixo de 20%, uma condição similar à da divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul. Diferente do que acontece no Recôncavo Baiano, que deve ter chuvas acima dos 50 mm.

Veja a previsão completa para o fim desta semana e o início da semana seguinte pelo vídeo abaixo:

Mais informações da previsão do tempo podem ser obtidas pelo portal do Inmet, em www.inmet.gov.br.