Grupo mapeia focos da mosca-dos-estábulos em SP

A equipe técnica da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo acaba de emitir um relatório sobre a proliferação e os prejuízos causados pela mosca-dos-estábulos no estado. De 38 municípios pesquisados, todos confirmaram que estão com surto da praga

A equipe técnica da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo acaba de emitir um relatório sobre a proliferação e os prejuízos causados pela mosca-dos-estábulos no estado. De 38 municípios pesquisados, todos confirmaram que estão com  surto da praga.

O estresse é o maior problema provocado pelo inseto, afetando o ganho de peso do animal. A pesquisa também sugere algumas ações para combater o desenvolvimento da mosca-dos-estábulos, entre elas, a necessidade de se reduzir o acúmulo de vinhaça, líquido extraído da cana-de-açúcar para fertilizar o solo. A ideia é evitar a aplicação em locais previamente encharcados pela chuva, o que previne empoçamentos.

Já na propriedade rural, é recomendada a adoção de boas práticas sanitárias, com limpeza de dejetos e resíduos alimentares, principalmente em sistemas de confinamento. Essas ações de combate estão no guia de “Boas Práticas Agropecuárias”, disponível no site do Giro do Boi.

Confira também mais informações sobre esta praga, acessando este link do site do Giro do Boi:

http://www.girodoboi.com.br/destaques/mosca-esta-matando-gado-em-sao-paulo/