GTPS realiza evento sobre boas práticas da pecuária sustentável

A ação tem o objetivo de orientar produtores e assistentes técnicos rurais a executarem as tecnologias consideradas sustentáveis


Alta Floresta, no Mato Grosso, recebe neste sábado (14) uma nova etapa do “Encontro: Aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável”. O evento é realizado pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) em parceria com o Instituto Centro de Vida.

A ação tem o objetivo de orientar produtores e assistentes técnicos rurais a executarem as tecnologias consideradas sustentáveis para a produção pecuária. O encontro será pautado pela aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável, lançado pelo GTPS em setembro do ano passado.

 

Com linguagem didática, o manual foi desenvolvido com enfoque na prática. Além da listagem de tecnologias sustentáveis, o material se propõe a classificar as atividades de acordo com o seu nível de complexidade, custo de implementação e incremento em curto, médio e longo prazo.

 

A publicação é dividida em seis capítulos: Bem-Estar na Fazenda; Gestão Agropecuária; Nutrição; Pastagem; Reprodução e Melhoramento Genético e, por fim, Sanidade. Os temas e os conteúdos foram selecionados por meio de workshops entre especialistas do setor.

 

O evento é uma das ações do Programa Pecuária Sustentável na Prática, projeto do GTPS que conta com financiamento do seu sócio fundador Fundação Solidaridad, por meio do Farmer Support Programme (FSP), fundo do governo holandês. Iniciado em 2013, o Programa selecionou sete projetos em cinco estados brasileiros que apresentavam problemas comuns as propriedades rurais como má gestão, condições precárias de pastagem, falta de assistência técnica e dificuldade de acesso ao crédito.

 

Os sete projetos servirão como laboratório para implantar unidades demonstrativas, treinar técnicos e testar indicadores de melhoria contínua da sustentabilidade. Você pode fazer o download do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável clicando aqui.

 

Serviço

Encontro: Aplicação do Manual de Práticas para Pecuária Sustentável
Dia: 14/05/2016

Horário: das 8h às 14h

Endereço: Fazenda Paraíso – Rodovia MT 325, entrando a esquerda no Km 27 (haverá placas indicando o local). Cerca de 40 km do centro de Alta Floresta-MT