Incêndio atinge 100 alqueires de pastagens em Colíder, norte mato-grossense

Queimada atingiu sete propriedades; confira dicas para evitar ocorrência de fogo durante a época seca do ano

No último sábado, dia 17, um incêndio queimou cerca de 100 alqueires de pastagens, ou 240 hectares aproximadamente, em propriedades próximas a Colíder, no sentido Nova Canaã do Norte, norte mato-grossense. Em vídeo enviado pelo originador Cristiano Braida, cuja propriedade foi uma das atingidas, é possível ver o fogo avançando em meio à invernada.

Na última sexta, 16, o meteorologista e coordenador regional do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, Marcelo Schneider, já havia alertado para o risco de queimadas na região. A estação seca contribui para o aumento do risco de focos de incêndio e, em nota disponível no site do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Mato Grosso, consta que, segundo o Boletim Informativo do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, “o estado apresentou 41% de aumento no número de focos de calor, em 2019, em comparação com o mesmo período de 2018”.

Em entrevista concedida ao Giro do Boi em agosto de 2018, o biólogo, doutor em ecologia tropical e pesquisador da Embrapa Gado de Corte Rodney de Arruda Mauro deu dicas para o produtor evitar o prejuízo com as queimadas. “Até 60% deles (incêndio acidentais) começam na beira das estradas. Um dos modos é formar aceiros de dois metros para dentro de para fora das cercas. Nos casos das regiões onde existe maior incidência de queimadas, é recomendada a formação de aceiros de até 3 metros em relação às cercas, sempre tomando cuidados para que não sobre material, como galhos, que possam pegar fogo e eliminar a eficiência do aceiro. O fazendeiro pode ainda solicitar um treinamento junto ao sindicato rural de seu município para formação de brigadas anti-incêndio”, diz a reportagem. Veja completa no link abaixo:

+ Queimadas eliminam até 90% dos nutrientes do solo; saiba como evitar

Confira abaixo as imagens do incêndio em Colíder-MT: