Livro conta a história de um dos primeiros confinadores do Brasil

Jacintho Ferreira formou o confinamento na Fazenda Chumbeada em SP durante os anos 1960, iniciando uma história de sucesso da família na pecuária de corte

No quadro Giro pelo Brasil desta terça, 18, o gerente de originação da unidade Friboi em Lins-SP, Douglas Castro, comentou registros de uma visita à Fazenda Furninhas, em Ourinhos-SP. Na ocasião, Castro recebeu o livro que conta a história da família do patriarca Jacintho Ferreira e Sá, um dos pioneiros na engorda de animais em confinamento no Brasil.

Na década de 1960, ele montou seu primeiro confinamento na Fazenda Chumbeada, em SP, e terminava cerca de 3.000 animais ao ano. A família também investiu na criação de animais Quarto de Milha, por meio da importação de dez éguas e dois garanhões, dando início ao premiado Haras Jota Sá. Hoje, a propriedade é administrada por Fábio Sá e seus irmãos, filhos do sr. Jacintho, que continuam com a criação de gado em SP e também em MT.

Durante o quadro, Castro exemplificou o trabalho da família com um lote de bois confinados na Fazenda Furninhas recentemente abatidos em Lins, que marcaram 70% Verde no Farol da Qualidade.

Ainda em sua participação, Douglas mostrou animais abatidos para o Protocolo 1953 comercializados pela Fazenda Santa Izabel. Veja as informações abaixo:

Fazenda Santa Izabel
Pecuarista Sílvio Camargo Rocha & Plácido Rocha
Bento de Abreu-SP
Lote 1: novilhas cruzadas abatidas no Protocolo 1953
Farol da Qualidade: 100% Verde
Lote 2: boiada cruzada abatida no Protocolo 1953
Farol da Qualidade: 81,5% Verde

Em meio ao quadro, o certificador 1953 Leandro Martins parabenizou os pecuaristas do estado de São Paulo como um todo pela qualidade na terminação de animais para o protocolo.

Veja todos os conteúdos no vídeo abaixo: