Meu bezerro teve dificuldades para respirar e morreu. O que pode ter ocorrido?

Além de identificar a doença, pecuarista de Água Doce do Norte-ES quis saber se precisa tratar outros bezerros do lote e como prevenir o problema

Um pecuarista capixaba de Água Doce do Norte, na fronteira do Espírito Santo com Minas Gerais, enviou sua dúvida ao Giro do Boi que foi respondida no programa desta segunda, 15. Ele contou que um bezerro de dois meses de vida estava apresentando dificuldades para respirar e acabou morrendo. Suas perguntas foram que tipo de remédio ele poderia aplicar em casos semelhantes, se deve medicar bezerros contemporâneos e como prevenir esta doença.

Quem respondeu foi o médico veterinário André Pacheco, gerente técnico da MSD Saúde Animal. “Muito provavelmente a gente está diante de um caso de doença respiratória de bovinos, também conhecida como DRB, que é um complexo de vários fatores. A gente tem vírus e bactérias que levam à doença respiratória dos bovinos e também observa fatores do ambiente dos animais”, apontou.

Pacheco disse que entre os fatores ambientais que podem agravar as situação são alta aglomeração dos animais, estresse, que leva à baixa imunidade, e oscilações muito fortes de temperatura – muito frio ou muito calor e também suas variações diárias.

Além disso, esclareceu quais são os sintomas que podem facilitar o diagnóstico mais rápido da doença. “Não necessita fazer o tratamento dos outros animais, mas é importante a gente observar e estar atentos a qualquer sintomatologia clínica que eles possam apresentar. A gente dá algumas dicas aqui, como, por exemplo, o animal pode ter uma depressão, parecer um pouco abatido. Esse animal pode estar anoréxicos, ou seja, ele não come, eles fica com um vazio mais fundo um pouco. A gente pode observar também esse animal com uma dificuldade respiratória, alguma secreção nasal. Esse animal pode ter um lacrimejamento também e febre, então se a gente medir com um termômetro acima de 39,5º C, já consideramos esse animal febril”, ensinou.

Boi estressado esconde doença e dificulta diagnóstico

Qual a melhor prática de cura de umbigo e por quantos dias devo fazer?

O veterinário falou também sobre os possíveis tratamentos, uma vez identificados os sintomas. “A gente pode entrar com um tratamento nos animais que tiverem esta sintomatologia com um antibiótico, um antiinflamatório esteroidal. Lembrando de separar estes animais que estão apresentando sintomatologia dos outros, assim como a gente está fazendo aí com Covid-19 – as pessoas que tem sintomatologia, que apresentam positivo, a gente separa das outras para não ter transmissão”, respondeu.

Segundo o especialista, também há formas de prevenir as DRBs no rebanho. “Outra medida que a gente pode tomar como prevenção é a vacinação do rebanho. A gente tem vacinas no mercado que cobrem os agentes respiratórios e é bom para a gente melhorar a imunidade do rebanho e, consequentemente, diminuir a circulação desses vírus e bactérias dentro do lote”, concluiu.

Apliquei super dose de vacina contra 7 males em meu bezerro. O que fazer?

Pesquisador diz qual é o pior bezerro de corte; saiba agora

Como transformar sua fazenda em uma máquina de colher bezerro – e dinheiro?

+ Assista e baixe as palestras em PDF do Webinário Giro do Boi sobre doenças respiratórias em bovinos e protocolos sanitários

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Veja a resposta completa no vídeo a seguir: