“Muita calma nessa hora”, reforça especialista sobre o transporte de bezerros

Categoria requer cuidados específicos na hora das viagens, conforme explicou supervisor de transporte boiadeiro ao Giro do Boi desta sexta, 14

O transporte de gado para reposição, como os bezerros, requer cuidados especiais, conforme disse em participação no quadro Giro na Estrada desta sexta, dia 14, o supervisor de transporte da JBS Transportadora Thiago Nonato, que atua na unidade de Itapetinga, na Bahia.

A região é tradicional de recria e por isso está sempre recebendo cargas de gado magro, conforme destacou Nonato. “Nossa região é de recria. Nós trazemos o bezerro desmamado de outras regiões e daqui da região sai aquele garrote de 12 arrobas. Nós temos uma demanda muito boa. Agora é entressafra, nos próximos dois a três meses diminui um pouco o volume, mas é constante a saída do garrote da região. Nós importamos o bezerro novo e exportamos o garrote”, resumiu.

Nonato apontou alguns dos cuidados que a categoria requer durante as viagens. “O gado gordo, com certeza, em algum momento, já foi transportado entre fazendas, entre confinamentos. Mas o bezerro, muito pelo contrário. Ele está sendo desmamado e é a primeira vez que vai entrar na gaiola de um caminhão. Então tem que ter todo um cuidado com o manejo, muita calma nessa hora, observar sempre a divisão dos animais, se estão bem acomodados. Às vezes nós forramos o piso da carreta para poder dar uma qualidade melhor na viagem de olho no bem-estar animal para que tudo dê certo lá na ponta”, informou.

+ Saiba quais os cuidados especiais no transporte de vacas paridas

Formação de grupos de manejo evita problemas durante o transporte boiadeiro

Qual a importância da uniformidade dos lotes no transporte boiadeiro?

O supervisor destacou que transportar a categoria sem intercorrências é fruto de um trabalho de equipe formada por especialistas aliado à tecnologia. Nós contamos com o suporte muito bacana da equipe do (aplicativo) Uboi para fazer esse trabalho, tem uma equipe interna aqui também, motoristas bem treinados, frota com telemetria embarcada, isso nós dá uma visão de como o motorista está conduzindo o veículo, tudo focado no bem-estar animal. Então é uma tarefa árdua, mas é muito gratificante quando a gente entrega o animal com qualidade lá na ponta”, comentou.

Novo app Uboi promete revolucionar o transporte boiadeiro no Brasil

Faça o download do Uboi para smartphones Andoid

Faça o download do Uboi para smartphones iOS (IPhone)

Nonato ilustrou o trabalho com a viagem mais longa realizada para o transporte de gado magro em sua área de atuação. A translocação de quase 300 animais do Acre até a Bahia virou inclusive história do próprio Giro na Estrada (relembre no link abaixo).

+ Giro na Estrada conta “saga” de bezerros que viajaram 4.500 km do Acre à Bahia

Leia também:

+ Transportadora prepara frota para a temporada de confinamento e reposição

Cinco dicas para não errar no transporte do gado magro nesta entressafra

Como agilizar o embarque de gado magro para a terminação em confinamento?

Pelo vídeo a seguir é possível assistir na íntegra a entrevista com Thiago Nonato: