Na sombra ou ao sol: onde devo colocar o bebedouro de água do gado?

Médico veterinário esclarece qual é a prioridade na hora de o pecuarista escolher o melhor local do piquete para colocar a aguada para os animais

“Colocar o bebedouro na sombra ou deixá-lo no sol? Quais as vantagens, quais as desvantagens?”, foi a questão enviada por Helder, que tem propriedade na região da Zona da Mata de Minas Gerais, e respondida nesta sexta, 14, pelo médico veterinário Fernando Loureiro, especialista no assunto.

“A nossa preocupação principal é que o bebedouro fique bem alocado dentro de cada pasto, de forma que os animais caminhem menos do que 300 metros, menos do que 400 metros, seria que o máximo, extrapolando, lá do fundo do pasto até a aguada. Ou seja, se você conseguir que o bebedouro fique central e os animais se desloquem menos para beberem água todas as vezes, o desempenho, tanto em produção de carne como produção de leite, será maior, será melhor”, esclareceu.

Segundo Loureiro, a preocupação com sombreamento deve fazer parte da estratégia do pecuarista, mas não precisa, necessariamente, estar ligada ao local em que o gado bebe água. “Com relação a sombreamento, é lógico que os animais precisam e gostam de sombra. […] A maioria dos pastos no Brasil hoje é assim, com poucas árvores, então a gente não tem esta opção de escolher onde haja uma boa opção de árvores para colocar bebedouro. E, mesmo que tenha, a gente tem um lado negativo, a desvantagem, de que estas árvores vão derrubar folhas e galhos, o que aumenta a necessidade de limpeza deste bebedouro, de remoção de folhas e árvores que caem lá dentro porque isto vai se transformar na matéria orgânica, no substrato para o crescimento de bactérias e agentes nocivos aos animais”, advertiu.

+ Saiba com que frequência você deve lavar os bebedouros de água do seu gado

Pesquisador indica os seis passos essenciais da limpeza de bebedouros

O especialista disse que a exposição do bebedouro ao sol traz também uma vantagem para a fazenda. “Então é muito importante a gente salientar: mais importante é o bebedouro ficar bem central, mesmo que no sol. O sol ainda traz algumas vantagens – a incidência direta de raios solares vai auxiliar no controle de crescimento de algas, no controle de crescimento de fungos, então já é uma vantagem a mais”, frisou.

“A sombra é importante para os animais, para eles descansarem, para eles se protegerem nos horários mais quentes do dia, para eles deitarem, ruminar, mas o bebedouro pode ficar no sol sem problema, sem a necessidade de investimento em sombreamento artificial, sem necessidade de sombrite. O bebedouro pode tomar sol e ele pode tomar chuva”, concluiu.

+ Meu gado toma água salobra e consome menos sal mineral. O que fazer?

A qualidade da água que as vacas bebem interfere na reprodução?

É mito ou verdade que o gado prefere beber água quente?

Onde posicionar bebedouros no pasto? Devo colocar na sombra?

A água servida no bebedouro de pneu é segura para o gado beber?

Qual é a sua dúvida sobre qualidade da água para gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Assista a respostas completa de Fernando Loureiro no vídeo a seguir:

Foto: Gisele Rosso / Reprodução Embrapa