Não chove na região de Itapetinga, BA, há 3 meses

“A última chuva que caiu por aqui foi antes do Natal”, disse o entrevistado, acrescentando que os problemas também atingem as cidades que dependem do Rio Pardo, principal da região e que abastece dezenas de cidades ao longo da margem.

No quadro Giro pelo Brasil, o gerente de Originação na unidade de Itapetinga, BA, Eduardo Hagge, alertou os produtores para a seca no sul baiano. Segundo ele, não chove na região há, pelo menos, 90 dias. “A última chuva que caiu por aqui foi antes do Natal”, disse, acrescentando que os problemas também atingem as cidades que dependem do Rio Pardo, principal da região e que abastece dezenas de cidades ao longo da margem.

Mas alguns pecuaristas mais precavidos estão conseguindo driblar a falta de chuvas praticando um bom manejo nutricional. Hagge apresentou um vídeo do fazendeiro Rodrigo Hagge, da Fazenda Encontro das Águas, propriedade localizada na própria cidade de Itapetinga. Nova geração, o produtor resolveu suplementar a sua boiada com proteinado para que o gado não “escorra”. “Esta medida é importante e necessária e tem dado bons frutos na terminação do gado a pasto”, salientou.

Confira, abaixo, a seca no sul da Bahia: