Nelore: raça no Brasil sustenta o crescimento do rebanho na Bolívia

Confira a entrevista feita com o criador boliviano Oswaldo Monastério durante a Expozebu 2022

A base do rebanho bovino na Bolívia é da raça Nelore. Sabia que grande parte dos produtores vem até o Brasil para buscar os melhores animais e tecnologias para a produção de carne por lá?

E não é só isso. A base genética brasileira do Nelore é uma das que mais tem sustentado o crescimento do rebanho bovino boliviano.

De 2010 a 2020, o rebanho de bovinos no país saltou 23,85%, totalizando 10,1 milhões de animais. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês).

Durante a Expozebu deste ano, que voltou a ser 100% presencial, o Giro do Boi entrevistou o pecuarista e criador boliviano Oswaldo Monastério. A reportagem foi ao ar nesta quarta-feira, 29. Nela, o produtor falou da importância do evento para a pecuária de seu país.

“A importância da Expozebu é porque, para a Bolívia, igual no Brasil, a principal raça produtora de carne é o Nelore. Foi a raça que melhor se adaptou aos trópicos da Bolívia”, diz Monastério.

Intercâmbio tecnológico

Contando com este ano, são mais de 30 anos que ele acompanha de perto a Expozebu. O objetivo é estar sempre em contato com as tecnologias de produção e os animais de destaque.

“O Brasil, para nós, é como um norte para seguir. Olhar os melhoramentos, o que está acontecendo com as tecnologias que estão fazendo os fazendeiros a produzir mais”, diz o pecuarista.

A pecuária boliviana

A pecuária boliviana além de crescer bastante, nos últimos anos, está registrando melhores índices, segundo Monastério.

“A produtividade aumentou com o aumento da fertilidade das matrizes. Estamos diminuindo a idade de abate dos bois e estamos dando maior rendimento das carcaças. A qualidade da carne está maior também”.

O Estado de Santa Cruz de La Sierra está entre as principais regiões de maior peso para a bovinocultura da Bolívia.