“Nossas florestas estão prestando serviços ambientais gratuitamente para o mundo”, afirma pecuarista

Caio Penido, presidente do GTPS e um dos fundadores da Liga o Araguaia, afirmou que produtor deve buscar formas de compensação pelo trabalho de preservação

Nesta terça, 09, o Giro do Boi contou com participação do gerente de originação da Friboi para as unidades mato-grossenses de Barra do Garças, Água Boa, Confresa, Colíder, Pedra Preta e Alta Floresta, Vilmar Cardoso.

Cardoso apresentou registros do 9º Dia de Campo da Liga do Araguaia, realizado nos últimos dias 05 a 07 de julho na Fazenda Água Viva, em Cocalinho-MT. “É um trabalho não só pensando na qualidade, mas na rentabilidade dos parceiros e isso é muito importante”, opinou. Presente no evento, Vilmar gravou um depoimento do pecuarista Caio Penido, presidente do GTPS e um dos fundadores da liga.

“A conservação é fundamental para a produção e pode ser um fator de renda para o produtor. O produtor tem que se apropriar desta questão da conservação porque as nossas florestas estão prestando serviços ambientais gratuitamente para o mundo. E a gente tem que provar isto, mensurar isto e começar a receber por isto também. O meio ambiente pode ser mais uma fonte de renda para o produtor”, declarou Penido.

O gerente destacou também em sua participação a importância da evolução do setor por meio de avanços no melhoramento genético, manejo e na nutrição. Na parte da alimentação, inclusive, a popularização do confinamento fez com que houvesse uma inversão nos conceitos de safra e entressafra, com boa oferta de animais também no segundo semestre do ano por conta da engorda intensiva.

Vilmar acrescentou que esta melhoria na atividade é essencial para que o produto final possa capturar valor ao longo da cadeia produtiva. “Isto é muito importante porque é isto que o mercado quer. Principalmente o animal jovem, Todo importador nosso se restringe a animais com até 30 meses, então fora disso fica difícil colocar este produto no mercado”, declarou.

Veja a participação de Vilmar Cardoso no programa desta terça: