O coronavírus do boi é o mesmo que provoca Covid-19? Como tratar?

Segundo veterinário, existe vacina que pode ser usada na vaca para fortalecer a imunidade do bezerro ao coronavírus por meio do colostro

Nesta quarta, 27, o Giro do Boi solucionou dúvida de Antônio Lara, telespectador do município de Almandina, estado da Bahia, que perguntou se o coronavírus bovino (BCov) é diferente daquele que causa a Covid-19, além de questionar quais são os problemas que o coronavírus traz para os bovinos.

São diferentes, sim. O covid-19 só afeta os humanos e o coronavírus de bovinos só afeta os bovinos”, adiantou o médico veterinário e gerente técnico de biológicos da MSD Saúde Animal, João Augusto Guimarães Drumond.

Covid-19 pode infectar os animais da minha fazenda?

Coronavírus bovino (BCov) é diferente do vírus da Covid-19

“Quais são os principais problemas que o coronavírus bovino pode trazer para a criação? As diarreias neonatais, a disenteria de inverno em animais adultos e alguns quadros relacionados a doenças respiratórias”, acrescentou.

“Uma das coisas que eu posso usar para minimizar os problemas de diarreia neonatal é exatamente uma vacina nas mães no período de pré-parto, em torno de 60 dias antes do parto. Assim eu promovo enriquecimento do colostro e essa transferência de maneira passiva para o bezerro, a transferência da imunidade através do colostro para o bezerro”, apontou Drumond, que aconselhou ainda que o produtor procure um médico veterinário para obter mais informações de controle de coronavírus no seu rebanho de gado.

Embrapa lança dicas de prevenção ao coronavírus para pecuaristas de corte

Produtor deve tomar providências para deixar coronavírus ‘fora da porteira’

Veja a resposta completa no vídeo abaixo:

 

Foto ilustrativa: Reprodução / Ascom Seagri-DF