O gado europeu bebe mais água do que o zebuíno, como o Nelore?

Veterinário listou dois motivos para a variação do consumo de água entre animais de raças europeias, como o Angus, e de raças zebuínas, como o Nelore

Animais da raça Angus, ou de outras raças europeias, consomem mais água que o Nelore? Se sim, por quê? A dúvida foi enviada ao Giro do Boi pelo telespectador Diego Campos, de Açailândia, no estado Maranhão.

Quem respondeu a questão foi o médico veterinário Fernando Loureiro, especialista no assunto, em vídeo exibido no Giro do Boi Responde desta sexta, dia 12.

“Os animais Angus, ou animais europeus, de modo geral, desenvolvem mais pelo do que o desejável na nossa condição tropical do Brasil. Então as cruzas desses animais europeus com Zebu também têm mais pelo e eles são mais suscetíveis ao calor. Eles sentem mais calor”, informou.

“E uma das funções da água, entre inúmeras outras funções no organismo dos animais, é a troca de calor, é promover o conforto térmico, equilibrar os animais, aliviando um pouco do calor e sentindo menos o dano provocado pela temperatura alta. Então, sim, esses animais, por esse motivo, vão beber mais água do que os animais Zebu, que são de pelo curto e pelagem branca, mais clara”, justificou Loureiro.

Além de sofrer mais com a temperatura, existe ainda outra razão pela qual, em média, animais cruzados bebem mais água do que os zebuínos. “Quanto mais pesados são os animais, mais água eles têm necessidade de beber. E os animais cruzados, normalmente, são mais pesados do que os animais Nelore, os animais Zebu, quando comparados indivíduos na mesma faixa etária”, acrescentou o veterinário.

“Mas o que vai determinar mesmo quanto de água os animais vão necessitar é o seu peso corporal e também a temperatura ambiente, a que temperatura os bovinos estão sujeitos. Esta variação ocorre muito em função da temperatura ambiente: quanto mais calor fizer, mais água os animais vão ter necessidade de beber para dissipar esse calor, para aliviar esse efeito térmico”, resumiu.

Leia também:

É mito ou verdade que o gado prefere beber água quente?

+ Quantos litros de água por dia consomem bezerros de 150 kg em confinamento?

Qual o tamanho certo do reservatório de água para o gado da minha fazenda?

Fazendas devem se planejar para fornecer mais água para o gado durante a seca

Meu gado toma água salobra e consome menos sal mineral. O que fazer?

Qual é a sua dúvida sobre qualidade da água para gado de corte? Envie para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

No vídeo a seguir é possível acompanhar a resposta completa do especialista: