O que é american BBQ e por que ele está cada vez mais popular no Brasil?

Popularização de técnica é consequência da evolução da pecuária brasileira, que viabilizou a agregação de valor a mais cortes da carcaça do boi

Estreou no Giro do Boi  desta segunda, 17, um novo quadro que traz dicas diversas de preparo de carne bovina. No primeiro vídeo da atração, ainda a ser batizada, Mauro Sérgio Ortega, apresentador do Giro do Boi, conversou com o zootecnista Eduardo Pedroso, diretor executivo de originação da Friboi, para descobrir o que é o american BBQ e como a evolução da pecuária brasileira está viabilizando também a evolução do churrasco.

Segundo Pedroso, o pitmaster é o profissional que estuda métodos e a ciência por trás da defumação de carne no pit smoker, ou defumador. É considerado o churrasco caipira dos norte-americanos, e no Brasil começa a ganhar espaço no paladar dos consumidores.

+ Siga o perfil @ToroNegroSteakHouse pelo Instagram para mais conteúdos sobre american BBQ

“As carnes são assadas lentamente, há um processo de gelatinização do colágeno, amaciamento das fibras preservando a suculência. É, no termo popular, a carne molinha, que derrete na boca”, resumiu. O ponto da carne e seu sabor são atingidos com o uso de temperos próprios, os rubs, e termômetros que indicam tanto a temperatura interna dos defumadores como temperatura interna das carnes ajudam a saber quando as peças estão prontas para serem servidas.

Pedroso destacou que a reprodução da técnica americana no Brasil é reflexo de uma evolução da própria pecuária brasileira. “Esse tipo de churrasco só é possível a partir do melhoramento genético do gado de corte. Aqui vão as nossas homenagens à evolução da pecuária de corte brasileira. Parabéns aos pecuaristas, aos produtores que estão utilizando o melhoramento genético, […] a utilização de inseminação artificial por tempo fixo, utilização de touros provados geneticamente”, reconheceu.

“A partir do momento que você tem um animal superior, não existe carne de primeira e de segunda, todas as carnes são de primeira. E este método de cocção possibilita aumentar o mix de valor agregado no animal, e isso é valor agregado distribuído ao longo da cadeia. Isso permite que a premiação paga ao produtor chegue ao consumidor sem ser um preço exorbitante porque ela é diluída em mais quilos de carne nobre por animal abatido, e assim torna democrático o acesso a mais consumidores para eles poderem provar uma carne diferenciada. E sobe a régua do mercado, é valor agregado permanente, sustentável com visão de longo prazo”, completou.

Pedroso lembrou ainda que as técnicas do american BBQ aumentam o leque das carnes com valor agregado percebido dentro da carcaça bovina. “Em números práticos, churrasco só de parrilha usa 10% da carcaça em peso. De um boi de 300 quilos, saem 30 quilos de carne. Combinando parrilha com american BBQ, dá para chegar a 150 kg de carne por cabeça”, comparou Pedroso.

Veja a entrevista completa com Eduardo Pedroso pelo vídeo abaixo:

 

E você, tem sua sugestão de preparo de carne para que seja destaque no Giro do Boi? Você pode enviar seu vídeo para o programa pelo e-mail [email protected] ou para o link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Foto: Reprodução / Instagram @EP_Premium